Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Artigo: Tá faltando dinheiro?

Rebeca Fischer* - 13 de julho de 2011 - 19:38

A falta de dinheiro é tida como um fator altamente estressante e um dos grandes responsáveis por discussões, separações de casais, sócios, amigos. Isso acontece com você com frequência? Lembre-se: se você faz o que sempre fez, terá sempre o mesmo resultado. Em outras palavras: você quer conseguir algo que nunca conseguiu? Vai ter que fazer algo que nunca fez.

Quantas vezes você foi vítima da falta de dinheiro? Ou teve algum conhecido, familiar, amigo que passou por isso? Parece mais comum do que se imagina.

Se você neste momento está vivendo esta situação, a boa notícia é que tem saída. Como? Vamos lá!

Primeiro passo: respire fundo e veja-se, projete-se num futuro próximo, já zerado de dívidas. Consegue fazer isso? O que você estará vendo, ouvindo e sentindo quando não dever mais nada a ninguém? O estará se dizendo? E outras pessoas próximas, como perceberão esta nova situação?

O primeiro passo já foi dado. Agora, pergunte-se: para que você quer zerar suas dívidas? O que isso trará de bom para você? Isso é importante pois lhe dará motivação, quer dizer: motivos para a ação!

E realizando isso, como você se tornará uma pessoa melhor? Que qualidades terá esta nova pessoa que não deve mais a bancos, cartões, cheques especiais?

Levante todas as qualidades que você terá e o faça de forma que seja bem atraente, o suficiente para você querer muito chegar lá. O que você vai ganhar? Liste todos os ganhos que vierem em sua mente.

E qual será seu investimento? Como vai lidar com as novas situações? O que fará quando for convidado a uma viagem que não fará para poupar? Projete-se aprendendo a lidar com essas novas situações. Se for muito complicado para você, verifique se você conhece alguém que passou por isso e pergunte ou observe o que essa pessoa fez. Aprenda com o exemplo dos outros. Acima de tudo, sinta-se merecedor de uma vida financeira saudável.

Aprenda a pensar que esta situação pode ser uma grande oportunidade de mudar radicalmente o seu modo de pensar em relação ao dinheiro. Se você é daquelas pessoas que sempre viu o dinheiro como algo sujo, difícil, comece a questionar este pensamento. Pode inclusive procurar um terapeuta em PNL para ajuda-lo a expandir esta crença, atualiza-la. Você conhece pessoas que tem muito dinheiro, são honestas e felizes? Contra exemplos ajudam a mudar crenças limitantes. Saiba, entretanto, que elas são “mascaradas”, não identificáveis facilmente. São a parte mais inconsciente de nosso processamento. E por isso necessitam, algumas vezes de ajuda externa.

Qual será o seu primeiro passo? Está bem especificado? E se falhar? O que pode fazer neste caso? Plano B? Depende somente de você?

Conheço pessoas que abdicaram do carro para pagar dívidas de cartões de crédito, cheque especial. Solução inteligente que promove reflexos imediatos. Saiba qual é o seu limite! Fique um determinado tempo sem comprar roupas, livros, coisas das quais pode viver sem. Promova um final de semana sem gastos financeiros e com ganhos emocionais.

Conheço pessoas que passam por situações financeiras delicadas mas recuperam-se rapidamente. Outras permanecem anos endividadas, acostumam-se a sempre adiarem seus projetos, não sentem-se merecedoras de sucesso.

Finalmente, saiba que toda mudança começa em nossa mente. Mude a maneira de pensar em relação ao dinheiro. É mais fácil e acessível do que você pode imaginar. Aceita uma sugestão? Trace agora suas metas para “curar” sua vida financeira. Em menos tempo do que imagina, estará usufruindo de prosperidade!



* Rebeca Fischer é instrutora da SBPNL – Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística





O Cassilandianews não se responsabiliza por artigos ou opiniões com autoria

SIGA-NOS NO Google News