Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

15/09/2008 14:36

Artigo: Somos Deuses quando escolhemos nosso destino!

Prof. Rosildo Barcellos

2008 deve inaugurar uma nova etapa na relação de políticos e eleitores. Primeiro porque pela primeira vez os candidatos deverão usar sua perspicácia efetiva para conquistar mais votos e reconhecer que a função de vereador vem eivada de novas acepções da palavra. Destarte,diante de um emaranhado de conflitos, promessas e ilusões, a hora de dizer não a políticos que estão desalinhados com nossos anseios é agora e para isso inicialmente temos de saber qual a real função de um vereador.
A palavra vereador vem do verbo verear, que significa a pessoa que vereia, ou seja, aquele que tinha incumbência de zelar pelo bem-estar e sossego dos munícipes. Claro que, atualmente, este vernáculo esta obscurecido pelas muitas ações errôneas que encontramos entretanto, não deixa de ser correto que, em última análise, consubstanciar-se que o que desejam os munícipes, através dos seus representantes, é exatamente o zelo da coisa pública. A função legislativa do vereador consiste na elaboração e produção de normas legais, ou leis, que assegurem a ordem e o desenvolvimento da coletividade através de matérias constitucionalmente reservadas ao município, ou seja, observando o princípio da legalidade a que é submetida à Administração Pública. A função fiscalizadora do vereador não se restringe apenas em fiscalizar.
Outrossim,a priori , o vereador é o fiscal dos atos do prefeito na administração dos recursos do município em função do orçamento em suma é o mediador entre o povo e o prefeito. Acontece que é comum em campanha os candidatos prometerem obras e realizações em suas áreas de domínio, fazendo o eleitor confundir sua função com a do chefe do Executivo. Ao vereador cabe levar os anseios da comunidade para o processo formal.
Quero ressaltar que não devemos tratar este cargo como uma mera profissão, mas transpor a questão financeira e vivenciar o que realmente a sociedade anseia e batalha, na busca de uma sociedade mais igualitária e mais justa.
Posto isso é dever do Vereador ter essencialmente uma dedicação ao trabalho legislativo, participando no Plenário e nas comissões, sendo válido destacar que os eleitos deverão ter uma atenção especial aos eleitores, tanto nos pleitos coletivos como individuais, revendo projetos e programas de desenvolvimento municipal, os encaminhando as mãos do Prefeito em gestão, para que ele possa sancionar os mesmos.
É ainda dever do Vereador lutar pela construção e funcionamento de escolas, construção e funcionamento de hospitais e postos de saúde, ou seja,sempre se posicionar a favor da população e dos interesses coletivos, verificar pessoas que fizeram bem a sociedade e homenageá-los devidamente, assim como ser porta voz do povo em suas atividades.
Por isso o momento da escolha de seu candidato às eleições municipais esse ano, em cada cidade deve passar por um crivo especial e que eu denomino acessibilidade. A decisão deve passar por um tripé : primeiro se em sua história o escolhido tem o perfil de ser seu representante; em segundo lugar se o escolhido admite a acessibilidade ( lembre-se : se é difícil encontrá-lo hoje imagine depois de eleito) e por fim a terceira palavra: comprometimento. Exatamente. O candidato a ser escolhido deve estar comprometido com o que você também acredita que é melhor para a sua cidade. Pois isso é lógico: se arrumarmos cada um o nosso quintal, em seguida o bairro, conseqüentemente a cidade estará numa situação melhor e em pouco tempo teremos um país de verdade, nosso, verde e amarelo e cada dia estará nascendo um novo motivo de orgulho por ser brasileiro. Depende de nós.Escolha bem...escolha certo!
*articulista

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)