Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Artigo: Solidão ingrata ou grata

Cidinha Marsal - 11 de junho de 2012 - 10:16

A solidão é um tema que mexe muito comigo e também com muita gente

A solidão envolve uma sensação de abandono e amargura, de desprezo, mesmo!

Super poderosa, ela corta a nossa alegria de viver e vai sufocando tudo o que há de bonito dentro da gente. É impressionante como achamos que solidão é a falta de gente no nosso convívio, quando, na verdade, ela é a falta de nós mesmos. A solidão é um fenômeno interior, não depende de terceiros. Podemos, inclusive, sentir solidão estando no meio de amigos que nos querem bem. A solidão, no fundo, representa o quanto estamos longe de nós mesmos.

O quanto não nos aceitamos. O quanto não estamos do nosso lado. O quanto eu e você nos vemos negativamente. O quanto nos culpamos e nos reprimimos. Esses processos naturais de auto-rejeição nos levam a nos sentirmos sozinhos, longe do nosso eu.

O primeiro passo, portanto, para acabar com a solidão, é assumir a responsabilidade pela nossa própria vida. Quando adotamos essa atitude, conquistamos o poder de lidar com qualquer situação, porque saímos do papel de vítima e fazemos algo concreto para nosso próprio bem. Fazer algo por nós mesmos é fundamental para quem quer melhorar a vida. Mudando as atitudes, um mundo novo e cheio de possibilidades se abre.

O segundo passo é enfrentar a nós mesmos. Isso significa bater de frente com todos aqueles valores e crenças ultrapassados que vinham regendo nossa vida. Significa abrir mão de pensamentos e atitudes que não têm mais nada a ver com as nossas reais vontades. Quando conseguirmos fazer valer nossas próprias escolhas, diminuiremos a distância que temos de nós mesmos. E, quanto menor essa distância, menos solidão sentiremos. Assim, nossa personalidade pode mudar. E o mundo também muda! Se enfrentarmos a nós mesmos e rompermos com idéias velhas e comportamentos antigos, as pessoas vão nos olhar diferente e vão nos respeitar, porque vão sentir que estamos com uma energia diferente. Com essa nova energia, as situações da nossa vida vão se abrir maravilhosamente bem. Por quê? Porque se você passou a se tratar bem, a vida, em resposta, também vai lhe tratar bem.

Então, vamos lá: abandonemos já os valores do passado. Nada de ser uma pessoa bonitinha para o mundo, só para ter a aceitação de todos.

Apoiemos nossas próprias verdades e não tenhamos medo de nada. Ninguém vai aceitarmos se não nos aceitarmos antes. Ninguém vai amarmos, antes de nos amarmos. Para aquela idéia do ser ideal, digamos \\\"tchau\\\"! E diga para si mesma: - Quero ser o que sou. Quero me sentir bem. Quero assumir I00% do meu modo de ser. Não quero censura. Não quero agradar aos outros, mas a mim mesma. Tiro agora o poder que dei para os outros e o tomo em minhas mãos. O poder sobre o meu mundo é só meu.

Assumamos essa nova postura e nada de ficar nos martirizando com o que já passou, viu! Você, eu, nós erramos, sofremos com as atitudes que adotamos no passado, mas tudo ficou lá trás. O que importa é que, a partir de agora, estejamos do nosso próprio lado. Estamos dispostos a mudar para ser o que é melhor para nós. Reconhecemos nossos erros, aprendemos as lições e agora temos forças para dizer NÃO quando for preciso. Lembre-se: Não temos mais força para fazer o que os outros dizem que é certo. Não temos mais forças para ser igual ao que a maioria das pessoas espera, ao que a religião espera ou ao que a sociedade espera. Só temos forças para ser o que somos realmente. Estejamos sempre conosco mesmos, assumamos e veremos que nada mais vai nos assustar, porque estaremos sempre do nosso lado. E, assim, o universo também estará do nosso lado!








O Cassilândianews não se responsabiliza por artigos ou opiniões com autoria

SIGA-NOS NO Google News