Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

09/09/2004 14:09

Artigo: Síndrome de ardência bucal

Agência Notisa

A síndrome da ardência bucal (SAB) não é um problema raro e o paciente queixa-se de boca ardendo, mesmo sem ter lesões na mucosa. Acomete principalmente mulheres e a sintomatologia está relacionada a eventos de estresse, embora também ocorra em pacientes portadores de candidíase ou diabéticos. Um estudo espanhol, publicado na revista Medicina Oral (Volume 9, nº1), investigou as formas de tratamento da patologia e comprovou que o ácido alfa-lipóico pode ser importante auxiliar terapêutico.

O estudo contou com 192 pacientes portadores da síndrome, nos quais foram comparados três tipos de tratamento: psicoterapia (com duas sessões semanais), ácido alfa-lipóico (600mg/dia, por dois meses) e a combinação das duas terapias (psicoterapia e ácido alfa-lipóico). A um quarto grupo — controle — os pesquisadores administraram placebo. “O objetivo do estudo, como é percebido, foi examinar a eficácia da psicanálise e da psicoterapia cognitiva, comparada com a terapia farmacológica, em contraste com a interação das duas práticas”, explicam os pesquisadores no artigo.

Segundo a pesquisa, tanto os pacientes tratados com psicoterapia, quanto os que receberam somente ácido alfa-lipóico (ALA) obtiveram melhoras significativas da sintomatologia. Contudo, os pesquisadores apontam que maior número de beneficiados foi encontrado no grupo que recebeu os dois tratamentos, simultaneamente. E mais: esses pacientes teriam conseguido manter a ausência de sintomas da síndrome por seis meses após o término do tratamento.

“Na síndrome da ardência bucal, estudos recentes já sugeriram o benefício do ácido alfa-lipóico, um fármaco útil em diversas neuropatias, parecendo possível, portanto, com base nessa evidencia, que a SAB seja mais uma neuropatia periférica provocada por eventos psicológicos estressantes”, destacam os pesquisadores.

O estudo também reitera que, normalmente, os sintomas da síndrome são desencadeados na vigência de experiências de perdas ou mudanças significativas na vida dos pacientes. “No paciente deprimido, a boca é uma área de conflito, estando relacionada à frustração de necessidades (principalmente fisiológicas), também sendo uma área em que se somatizam expressões simbólicas de culpa associada. É um local para somatizar conflitos prévios. Portanto, é na boca que se manifesta a culpa”, explica a pesquisa.

De acordo com os pesquisadores, os pacientes sentem mais dor na SAB quando têm aumento dos problemas interpessoais, daí a necessidade, segundo eles, de a psicoterapia estar sempre presente. Porém, tratamentos curtos com 600Mg/dia do ácido devem complementar a terapia psicológica: “o ALA pode atuar como um neuroprotetor e ajudar na recuperação do dano neuronal”, conclui a pesquisa.

Agência Notisa (jornalismo científico - scientific journalism)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)