Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

20/10/2011 14:06

Artigo: Qualidade na Educação se cultiva com a criança

* Erika de Souza Bueno

Diferentes de nós, por mais sabidos que possamos ser, as crianças, sim, sabem viver bem, pois não enchem a cabeça e o coração com tanta “bobagem” – mesmo que nós, muitas vezes, julguemos que aquilo que elas fazem é sem importância e... bobagem, como fala-se tantas vezes.

Bobagem é querermos melhorar a qualidade na educação, insistindo em agir, da mesma maneira, com públicos hoje tão diferentes daqueles de anos atrás.

Se nos permitirmos aprender com uma criancinha, vamos ver que é exatamente nessa fase que são construídos tantos aspectos da personalidade de um adulto, o qual habita e habitará esse já tão conturbado mundo. Sem atentar para as necessidades de uma criança, ainda em seus primeiros anos na escola, não se conseguirá criar bases sólidas para um tão sonhado mundo melhor.

A criança sabe do que ela precisa e, mesmo que fatores alheios a sua vontade tentem impedi-la, ela consegue suprir suas necessidades de brincar, sorrir, divertir-se, rir de fatos até mesmo pouco engraçados aos nossos olhos, aliás, necessidades essas que também nós, adultos e experientes na arte de viver, também temos.

O pouco tempo, contudo, tem como consequência o pouco caso e, com isso, muitos de nós não damos a atenção devida às necessidades de transformar nossas escolas em ambientes mais agradáveis, seguros, mais humanos, mais comprometidos com o futuro de todas as nossas crianças, de todos os nossos alunos.

A criança sabe o valor de aproveitar o máximo possível de seu tempo e, não raras vezes, ela está morrendo de sono, mas não se dá por vencida, quer continuar a brincadeira, quer continuar acordada e desfrutando de sua mais plena consciência.

Pois é, precisamos mesmo reaprender com nossos pequenos, pois eles sim sabem que nada repara o tempo perdido, a brincadeira que não foi permitida, o abraço que não foi dado, a experiência que negamos querer viver...

É momento de pararmos um pouco e de olhar mais atentamente para as reais necessidades do sistema educacional e de enfrentá-las com o mesmo ímpeto que uma criança tem ao brincar com aquele brinquedo que acaba de ganhar.

Esse ímpeto não é inconsequente, é humano, pois entende a urgência de se tomar medidas sérias para resolver pendências que podem minar o vigor e a beleza que todos os nossos alunos têm ao entrar pelo portão da escola.

Lá dentro, ou seja, aos nossos cuidados, eles precisam sentir-se seguros e acolhidos, pois estão confiando em nós as satisfações de muitas de suas necessidades e, como já adultos e experientes que somos, não podemos negá-las a eles.


* Erika de Souza Bueno é coordenadora-pedagógica do Planeta Educação e editora do Portal Planeta Educação (www.planetaeducacao.com.br). Professora e consultora de Língua Portuguesa e Espanhol pela Universidade Metodista de São Paulo. Articulista sobre assuntos de língua portuguesa, educação e família.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)