Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Artigo - Processo seletivo: como se destacar na multidão

Por Elaine Lombardi - 12 de junho de 2012 - 16:30

Atualmente os processos seletivos estão cada vez mais elaborados e complexos, exigindo do candidato maior desenvoltura para um vasto leque de atividades e etapas muitas vezes longas e cansativas e o pior, na maioria das vezes sem resposta, mesmo que seja negativa.



Depois de longa vivência em áreas de RH, percebo que cada vez mais a correria do dia a dia, acompanhada das cobranças estratégicas, está deixando os profissionais desta área mais distantes do lado humano, parando de enxergar a pessoa como um todo e vendo-a somente como um potencial candidato a ocupar uma cadeira vazia.



Hoje os processos seletivos reúnem diversas pessoas, com diferentes perfis, currículos e experiências. Com o aumento da concorrência no mercado de trabalho, a questão que mais aflige os candidatos é como se destacar no meio de tantos.



Quando um processo seletivo é aberto, na maioria das vezes o primeiro contato acontece pelo envio do currículo, sendo esse o momento que pode definir a participação ou não do candidato. Por isso, considere que o documento enviado despertará ou não o interesse do selecionador para o próximo passo.



O Curriculum Vitae (CV) deve ser sucinto, atraente, bem feito e, principalmente, com bom conteúdo e sem erros gramaticais. O diferencial de cada profissional começa desde a escolha do curso e da instituição. Portanto, pesquise o mercado, compare as grades curriculares e avalie quais são os melhores cursos disponíveis para a área que deseja atuar. Considere também o conceito da escola perante as empresas.



De maneira geral, o mercado valoriza além da boa formação, o exercício de atividades complementares que enriquecem o CV e acrescentam características importantes para o desenvolvimento de habilidades pessoais e que mostram ao selecionador competências como: determinação, comprometimento e facilidade de trabalhar em time, por exemplo.



Alguns exemplos destas atividades são: cursos de línguas, aprimoramento em informática, atividades esportivas ou corporais, trabalhos voluntários ou sociais e outras atividades que possam auxiliar no desenvolvimento físico, psicológico e técnico do candidato.



E a pergunta que não quer calar... Como se comportar numa entrevista? É importante ter a clareza que participar de entrevistas e dinâmicas de grupo exige saber lidar com o nervosismo, por isso, recomendo o ensaio com algum amigo ou familiar confiável e que possa lhe dar feedbacks construtivos e verdadeiros. Com toda certeza, ajudará muito na hora de ficar frente a frente com o entrevistador. Para adquirir mais segurança pesquise sobre a empresa, o ramo em que atua e a função que irá realizar, enfim, se prepare para o evento. Atuando também como um importante diferencial perante aqueles que não fizeram essa lição de casa, mostrando que o candidato está ali para valer e se dedica verdadeiramente na conquista da vaga desejada.



Outro momento significativo já conta com a presença física, seja em entrevista ou dinâmica de grupo. Nesse caso, a regra número um é ser sincero e verdadeiro e nunca fingir ser o que não é. Vale ressaltar que a boa apresentação é fundamental, afinal a primeira impressão é a que fica e nem sempre temos uma segunda chance. Por isso, se vista adequadamente, com cores neutras, sem extravagâncias e exageros. Apresente iniciativa e seja criativo sem forçar uma situação, pois a performance teatral será percebida.



E após a entrevista, o que acontece? Algumas empresas agregam outras fases ao processo seletivo, podendo ser outras entrevistas com pessoas-chave da área e até gestores de filiais e unidades no exterior, além de dinâmicas. Portanto, esteja preparado para a maratona, com energia e disposição. Valendo as dicas: fique calmo e seja você mesmo, sempre!



Sendo contratado, pense que você se destacou entre os candidatos e apresenta o perfil que a empresa busca. Se prepare para a nova fase que se abre a sua frente, com muitos desafios e necessidade de adaptação ao ambiente e pessoas que farão parte do seu novo cotidiano.



Seja feliz, se realize e tenha seu comportamento alinhado aos seus pensamentos e emoções. Assim, você estará aberto ao novo e pronto para vivenciar as mudanças que estão apenas começando.

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­

Elaine Lombardi é psicóloga e consultora da M&S, consultoria especializada em desenvolvimento humano.

SIGA-NOS NO Google News