Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: para uma vida sexual mais ativa, o exercício físico é fundamental

Pablo Augusto Borges - 15 de fevereiro de 2021 - 11:00

Mundo Fitness: para uma vida sexual mais ativa, o exercício físico é fundamental

A disfunção erétil assombra a mente dos homens. É cultural? É histórico? É medo? Enfim, é uma situação que ninguém quer vivenciar, e é um assunto certamente proibido para falar entre um intervalo e outro das partidas de futebol de final de semana. Quando o assunto surge, o “problema” é sempre do vizinho, do amigo distante ou de um conhecido qualquer.... Ninguém quer levantar a mão e contar para os amigos, que a disfunção erétil também é um problema seu.

O homem é assim. Se sente um super herói, incrivelmente invencível. Acha que nada pode o atingir, porém esquece-se de cuidar de sua própria saúde, deixa sempre para amanhã. E, como é de praxe, o amanhã nunca chega. É só quando há algo muito errado, que não tem mais como “esconder”, é que se procura ajuda. Muitas vezes é a mulher (a esposa, a namorada, a mãe), que toma a responsabilidade para si e encaminha esse homem para uma assistência a saúde.

Para tratar e evitar os problemas de disfunção erétil é necessário que o indivíduo procure ajuda e se deixe ser ajudado por uma equipe multidisciplinar, envolvendo os profissionais especializados como: psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e educadores físicos. Nessa hora, o profissional Educador Físico, tem um papel muito importante na vida desse homem. É na atividade física, inserida na rotina, que pode ser sem dúvidas a porta para que ele tenha uma vida sexual mais ativa.

O Educador Físico, como um profissional de saúde, quando atua em uma clínica específica para a saúde do homem, tem entre outras funções, depois de realizar uma avaliação física, a de elaborar/construir um programa de exercícios que se adéqüe a realidade do paciente, conforme a condição de sua saúde, com o objetivo de melhorar a sua condição atual.

Especialistas recomendam que homens que queiram prevenir a impotência, devam fazer um compromisso de longo prazo para o exercício. Mesmo um pouco de atividade física, como uma caminhada de 30 minutos ao dia, ou algumas vezes durante a semana, pode produzir um risco menor de desenvolver uma disfunção erétil. Tudo isso é independente da idade, e os exercícios podem ser combinados com treinamentos de peso.


por Pablo Augusto Borges - CREF: 006913-G/SC
Educador Físico da Clínica Ictus Homem – Florianópolis/SC

O Cassilândia Notícias não se responsabiliza por artigos ou opiniões com autoria

SIGA-NOS NO Google News