Cassilândia, Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

27/01/2012 16:34

Artigo: Os perigos das redes sociais para quem procura emprego

As redes sociais, que surgiram com o objetivo de interligar pessoas, aumentar o relacionamento social e promover o entretenimento, passam agora a ser utilizadas como ferramenta investigativa na seleção de interessados em vagas na iniciativa privativa e também na iniciativa pública.

Nos Estados Unidos, na área de recursos humanos, há empresas especializadas em fazer pesquisas na internet, especialmente em redes sociais, sobre a vida, preferências e opções dos candidatos.

Como a seleção para as vagas na iniciativa pública e privada tem critérios subjetivos, identificar candidatos que tenham comentários ou participem de comunidades preconceituosas, sexitas, homofóbicas ou que instiguem a prática de crimes pode ser mais um critério de exclusão.

Para o Professor Marco Antonio Araujo Junior, especialista em Direito Eletrônico pela Universidade Complutense de Madrid, a prática além de não ser ilegal está dentro do poder investigativo da empresa ou da banca examinadora, quando nos casos de concursos públicos.

“Considero absolutamente possível a busca de dados da vida atual e pregressa de candidatos a empregos públicos ou privados na internet. Sempre foi assim, só que antes da internet, a busca era feita de forma analógica, por meio de certidões ou depoimentos, e agora passou a ser digital. O direito à privacidade encontra limite na exposição que o candidato faz da própria vida. Em redes sociais é comum o candidato apresentar fotos, comentários ou até mesmo se associar a comunidades. O futuro empregador pode ter ciência do perfil do candidato a partir de suas preferências ou associações, e aprová-lo ou não em um processo seletivo.”, diz Araujo Junior.

O que é certo é que muitos candidatos que participam de processos seletivos não têm ciência de que sua página no Facebook, Orkut ou Twitter pode estar sendo monitorada e, em razão disso, acabam adotando posicionamentos inapropriados, que em regra poderá levá-los a reprovação em um processo seletivo.

“Manter uma conduta equilibrada, sem excesso de exposição, com fotografias sóbrias pode ser um diferencial para quem pretende encontrar uma posição de destaque no mercado de trabalho.”, adverte o professor.

Paira no ar, sobretudo, uma dúvida: será que elementos da vida privada podem ser avaliados para o exercício da vida profissional?





Sobre Marco Antonio Araujo Junior:

Diretor Pedagógico Geral do Complexo Educacional Damásio de Jesus

Advogado - Vice-Presidente da Comissão de Direito na Sociedade Digital da OAB/SP

Professor de Direito do Consumidor e Direito Eletrônico

Especialista em Derecho de las nuevas tecnologias pela Universidad Complutense de Madrid

Membro Efetivo da Comissão OAB vai à Faculdade da OAB/SP

Palestrante Laureado da OAB/SP

Professor de Ética Profissional

Mestrando em Direitos Difusos e Coletivos pela Unimes

Autor de diversas obras

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Quinta, 01 de Dezembro de 2016
11:00
Mundo Fitness
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)