Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

12/01/2006 13:31

Artigo: O uso da vírgula

Alcides Silva

Língua portuguesa, inculta e bela!

Alcides Silva

O uso da vírgula

O jornalista Cláudio Gazetta, diretor editorial do site Ethosonline, pede-me que volte a falar da vírgula, que, segundo ele, é um dos maiores problemas para quem escreve um texto. Não dá para resumir no espaço restrito desta coluna, em um único comentário, todas as regras e princípios de como usar corretamente o tal sinal gráfico, até porque a decoreba não funciona para o emprego desse sinal gráfico. São necessárias muitas leituras de bons autores.
Proponho que hoje nossa atenção se fixe exclusivamente da vírgula em períodos simples, aqueles compostos por uma única oração. A análise do emprego em períodos compostos ficará para a próxima semana.
Para início de conversa, a vírgula representa sempre uma pequena pausa, tanto na oração como na leitura. Não haverá vírgula se não houver oração ou frase.
Quando for necessário separar termos de uma mesma oração, deve-se usar a vírgula nos seguintes casos:
1. Para isolar adjunto adverbial antecipado. Adjuntos adverbiais, na lição de Celso Cunha, são termos que denotam alguma circunstância do fato expresso pelo verbo ou intensifica o sentido deste, ou de um adjetivo, ou de um advérbio. As principais circunstâncias são as de tempo, lugar, causa, companhia, modo, meio, afirmação, negação, intensidade, finalidade, dúvida, condição etc.
Os adjuntos adverbiais estarão antecipados quando estiverem no início ou no meio do período: Em minha alma, a saudade é imensa.
2. Para isolar o aposto explicativo: Aquela morena, de olhos amendoados, foi a sua perdição.
3. Para isolar o vocativo: Que dor profunda, meu Deus.
4. Para isolar os objetos pleonásticos: Aos puros e mansos de coração, conceda-se-lhes a graça eterna. (Obs.: haverá objeto pleonástico quando um verbo possuir dois complementos que se referem a um elemento só).
5. Para isolar os elementos repetidos: De nada, absolutamente nada, valeram os conselhos que lhe dei.
6. Para isolar o predicativo do sujeito deslocado, quando o verbo não for de ligação: A platéia, entusiasmada, aplaudiu o cantor.
7. Para separar elementos coordenados: Elementos coordenados são termos que exercem a mesma função sintática: Geralmente os políticos modernos são discursistas, declamadores, cansativos, frívolos, ocos, triviais.
8. Para isolar conjunção coordenativa intercalada - (mas, porém, contudo, todavia, no entanto, entretanto, logo, portanto, por conseguinte, então): Era noite, porém não muito escura.
9. Para indicar a supressão do verbo já expressado: Uns gostam dos olhos, outros, da remela.
10. Para separar, nas datas, o lugar: Brasília, 10 de janeiro de 2006.
11. Para isolar as expressões explicativas (isto é, a saber, ou melhor, melhor dizendo, quer dizer): Gozarei férias no mês que vem, ou melhor, a partir de 10 de fevereiro.
12. Para separar frases iniciadas pelas expressões e sim, e não, mas sim: Se beber não dirija, e sim, peça que outrem o faça.
Voltarei ao assunto na próxima semana.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)