Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

05/11/2012 15:48

Artigo: O que vem após o Enem

Por Letícia Bechara*

O que assistimos neste final de semana do Enem foram muitas histórias de lutas, desafios, frustrações, alegrias e tristezas. Até o nascimento de uma criança no momento da prova, foi noticiada. Alunos que perderam o horário, que chegaram com muita antecedência, preparados e despreparados. De tudo um pouco.
Avalio que o exame nesse ano ocorreu de maneira tranquila de forma geral, sem problemas relacionados à segurança da prova ou à impressão dos cadernos de respostas. Isso mostra um amadurecimento do sistema, investimento em segurança e preparo maior e melhor por parte dos organizadores do Ministério da Educação.
As histórias dramáticas apresentadas mostram ainda outro aspecto: a determinação de um sonho, um ideal. Para mais da metade dos candidatos, conforme observamos nos dados dos inscritos, o Enem representa a chance de acesso ao mundo universitário gratuito.
Isso nos leva a pensar no esforço que muitos jovens precisam ainda fazer no Brasil para ingressar no ensino superior. Apesar dos esforços do governo com os programas do PROUNI e FIES, o sonho dos estudantes ainda é o ingresso da universidade pública, pelo prestígio, pela oportunidade que representa por causa da qualidade do ensino que favorece, a longo prazo, a possibilidade de ascensão social e profissional. E é isso que povoa o imaginário dos alunos que prestaram o exame, porque para muitos é isso que acontece de verdade: a escala de sucesso, depende do seu esforço e do seu preparo.
Como um país de oportunidades, as empresas valorizam a formação de excelência oferecida pelas universidades públicas.
Então o resultado do Enem 2012 tem todo esse poder, não apenas de realizar o sonho, mas empresta ao candidato essa possibilidade de continuar a sonhar com o sucesso profissional e pessoal.
Só o resultado ainda não basta. O que vai sair em dezembro, será o início da jornada. Depois vem o SISU (Sistema de Seleção Unificado), a escolha da Universidade, o ingresso e a formalização da matrícula. Primeiro passo. Depois a escolha acertada do curso, a relação da aprendizagem com o conteúdo oferecido, as oportunidades da prática e o estágio. Enfim, caros alunos, o esforço está apenas começando... aguentem firme até o final, valerá a pena!

* Leticia Bechara é mestre em Educação e coordenadora do Vestibular e Relacionamento da Trevisan Escola de Negócios

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)