Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

21/08/2012 07:47

Artigo: O que se fala sobre a maçonaria e a verdade

Otacílio Peron

Fala-se muito sobre a Maçonaria. Uns poucos falam mal, mas a maioria fala bem. Esses poucos que falam mal, olham a instituição com um certo grau de desconfiança. Dizem até que é uma seita, outros alegam, que trata-se de bruxaria, que é uma sociedade secreta, que não acredita em um ‘Ser Superior‘.

Fala-se que a Igreja Católica ainda combate a Maçonaria e discrimina os maçons e seus familiares.

A verdade é que fala-se pouco sobre a verdadeira história da Maçonaria. Sobre a sua fundamental contribuição para o desenvolvimento político e social da humanidade e para a liberdade dos indivíduos e das nações.

Fala-se pouco sobre o seu trabalho, tendo como lema a liberdade, a igualdade e a fraternidade. Muitos criticam a maçonaria, porém confessam que nunca leram nada sobre essa vlorosa e inigualável organização. Criticam por ouvir dizer assim é a Maçonaria.

Os néscios que não a conhecem, preferem difamá-la e se recusam a reconhecer os inúmeros bens que ela faz, e os seus grandes feitos.

A Maçonaria sempre foi atacada e sempre procurou manter silêncio, sem polemizar. Mas é oportuno esclarecer que a maçonaria não está mais excomungada e muito menos os maçons.

O Código de Direito Canônico, atualmente em vigor, pelo Cânon 1.374 retirou a ‘excomunhão automática‘. Por isso, pode o maçom ser cristão livremente.

Não é verdade que a igreja atual combate a Maçonaria. Não há incompatibilidade entre a Maçonaria e a fé cristã.

A excomunhão foi um problema político e nunca religioso. A Maçonaria congrega em seu seio membros de todas as religiões, desde que acreditem em Deus, pois este é o princípio do saber.

Outro questionamento é: por que as mulheres não podem fazer parte da maçonaria?

Realmente, a maçonaria não tem nos seus quadros, mulheres como membros. Mas isso não significa preconceito contra elas.

A resposta está nas palavras de Salomão, o idealizador da maçonaria; e o homem mais sábio da Terra: ‘Toda mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola derruba-a com suas mãos‘ (Provérbio
14.1), e foi além: ‘Quem encontra uma esposa, encontra a felicidade, e alcança a benevolência do Senhor‘ (Provérbio 18:22).

Na construção do Templo de Salomão, em que pese ao alto conceito que o Rei fazia da mulher, elas não foram recrutadas para trabalharem naquela edificação, por ser um serviço totalmente impróprio.

Tanto é verdade que, até hoje raramente se encontra uma mulher que tenha como profissão o trabalho de pedreiro. À mulher é dada a palavra final ao candidato à maçonaria, pois necessita do aval de
sua esposa, e se solteiro, da autorização de sua mãe.

A família é a célula-mater da sociedade e este conceito é reconhecido por toda a maçonaria.

Por isso, a Maçonaria, que é uma instituição muito tradicional e conservadora, guarda aquela tradição milenar até hoje, tal como nos primórdios, e não tem mulheres em seus quadros, como membros.

Não é uma sociedade secreta, pois tem seus estatutos publicados e registrados em cartórios públicos, a loja maçônica é sempre em endereço conhecido, com placa identificadora e os maçons
são conhecidos.

Embora tenha seus segredos, como qualquer outra entidade, e não poderia ser diferente, está longe de ser rotulada como uma sociedade secreta.

Mas hoje, como se comemora o Dia do Maçom, não poderíamos deixar de exaltar alguns dos maiores feitos, onde a maçonaria teve papel fundamental, como por exemplo: na Independência do Brasil; na Abolição da Escravatura; e na Proclamação da República.

O verdadeiro maçom é aquele que pratica o bem e leva a sua solidariedade aos infelizes.

O verdadeiro maçom repele o egoísmo e a imoralidade, pois um adepto dessa Arte Real se dedica plenamente à felicidade de seus semelhantes, não porque a razão ou a justiça lhes imponha esse dever, mas porque esse sentimento de solidariedade é inato que o fez filho de Deus e irmão de todos os homens cumpridores da Lei do Amor Universal.

A Maçonaria é perfeita, imperfeitos são alguns dos seus obreiros.

Parabéns, portanto, neste ‘Dia do Maçom‘, e nossas justas homenagens a todos os Obreiros da Arte Real.

OTACÍLIO PERON é advogado em Mato Grosso.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)