Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Artigo: O que pensa quem vive com pessoas depressivas

Terezinha Tagliaferro - 23 de julho de 2009 - 10:26

Terezinha Tagliaferro vive em Malta. Ela convive com pessoas depressivas. Ela vai escrever alguns artigos sobre o assunto, mas como leiga. É pura experiência. Vamos ler, pode ajudar.

Vamos tratar este assunto com toda a calma necessaria.
A depressao, como todos voces sabem e a doenca que atinge um maior numero de pessoas, em diversas formas, pois existe varios tipos como a nervosa, amorosa, gravidez, pos parto, bipolar, infantil, economica ( nos dias atuais, com esta crise financeira e dificil escapar dela, mas nao impossivel).
Qual e a causa deste mal silencioso?
Sao tantas: problemas escolares, infancia sofrida, recalcada, juventude desajustada, droga, problemas familiares, alimentacao, stress, perda do ente querido ( sobre isto ja vivi a minha experiencia e nao foi, ou melhor, nao esta nada facil ) estilo de vida, e a genetica tem um rolo especial.Tem pessoas ja com predisposicao e nesse caso e necessario ir a luta consigo mesma.
Bom, meus amigos, tudo o que voce deseja saber sobre a depressao, voce podera encontrar na Internete, esse meio fantastico de comunicacao.
Para o tratamento e necessario recorrer ao medico especilaista ou psicologo e muita auto-disciplina.
Eu hoje,vou lhes contar um pouco sobre a minha experiencia no meu trabalho.
Atualmente estou trabalhando com idosos, por ser uma classe de pessoas selecionadas, que possue uma certa instrucao, para lhes dizer a verdade fiquei mesmo surpresa com a situacao.Entao, fiquei a refletir, o porque elas sofriam deste mal, uma vez que, nao tem problema financeiros, futuro garantido, tratamento medico necessario.Entao, como e possivel chegar a comportamentos extremos como o suicidio.....
Veja bem, tem uma de cama direto, irrecuperavel, e o medico ja disse que fisicamente nao tem nada.Tem mais 11 no mesmo caminho.
Vou cuidando do meu trabalho e analisando a situacao.De vez em quando faco algumas perguntas sem me intrometer tanto. Muitas vezes elas pedem minha opiniao e neste ponto eu sinto ate vontade de chorar.Sabem porque?
Nao sei se estou certa ou errada, mas da anlaise que fiz cheguei a conclusao que a situacao esta assim por dois motivos, estilo de vida e tedio.Segundo meu ponto de vista para estes dois motivos nao tem medicina, apenas auto-disciplina.Para isto e necessario regredir no tempo.E como regredir???Sao pessoas idosas, acostumadas com um determinado ritimo de vida, com a cabeca tapada , daqueles tipos, que nos costumamos dizer: " Nao enxergam um mais de um palmo na frente do nariz..."
Como consertar uma velha arvore torta???
Sinceramente, nao vejo solucao.Pelo que vi, nem o medico encontrou, porque ele fica na superficie, pois nao se pode dar palpite ou querer mudar a vida de uma pessoa sem o consentimento dela.Toda a mudanca deve partir de nos mesmos.
Justamente por este motivo e que decidi escrever sobre a prevencao.E necessario colocar um estilo de vida, de alimentacao, de movimento, de acao em todos os sentidos enquanto e tempo. Se voce deseja pode comecar agora, pois ja esta em atraso.
Que deve fazer?
Como primeira coisa coloca a preguica de lado e coloca disciplina na sua vida.A noite, antes de dormir ja programa seu dia seguinte, fazendo muita atencao ao tempo, este nao deve ficar inutilizado,cada minuto e precioso.Se voce tem um trabalho, o agarre com as duas maos e nao deixa escapar, pois ja e meio caminho andado.O tempo que resta divida entre, casa,relaxamento pessoal, exercicios fisicos, enfins, com tudo aquilo que voce tem prazer em fazer.Dedica tambem um pouco de tempo a sua religiao, seja ela qual for.Nao esqueca que o espirito precisa tanto de alimento quanto ao nosso corpo.Espirito e corpo tem de caminhar juntos, de maos dadas para uma saude perfeita, sem esquecer que na doenca fisica ele tambem sofre, mas so ele sobrevive, pois e a nossa essencia.No final, meus amigos, so resta a essencia que e regida pela fe e a esperanca e se voce nao tiver isto, quem lhe dara a forca pra prosseguir sua estrada? E como dizia o Pe. Leo nos seus ultimos dias: " Antes eu tinha pena de gente feia,hoje com a minha experiencia tenho pena de quem nao tem fe, porque so ela e que resta pra nos fazer companhia, so ela da sentido a nossa vida."
Outra coisa muito importante e sonhar, e colocar objetivos na sua vida e lutar para alcanca-los.Se hoje nao deu certo, amanha e outro dia.Nao entrar me panico, pois tudo aquilo que se demora pra conseguir, que precisou de mais luta e sempre mais apreciado e valorizado.As coisas faceis nao tem sabor, nao tem conteudo.
E bem verdade que se diz que "a preguica e a mae de todos os vicios".Neste ponto eu insisto porque e mesmo preciso lutar contra ela. Nosso corpo e mal conselheiro, ja os antigos diziam, "quanto mais tempo ele descansa, mais quer descansar".
De tudo o que analisei vi que o tedio e a pior coisa. Quando as maos estao ocupadas o cerebro tambem esta, entao, use suas maos, faca artesanato que ajuda muito.
Uma vez uma pessoa me disse que seu marido nao gostava que ela se dedicasse ao artesanato porque eles tinham uma situacao financeira muito boa e nao tinha necessidade dessas coisas. Eu, como disse antes, nao posso mudar o modo de pensar de cada um, mas pensei comigo: " Santa ignorancia", quem sabe o tempo lhe fara entender a importancia de tudo isto.O problema e que quando entender ja e tarde demais e nao se pode voltar atraz.
Atencao a este fator, muito bem estar, vida muito facil e um caminho facil para desembocar na depressao. Vai por mim, que vivo num pais , no qual tem muito bem-estar e a depressao reinante caminha lado a lado.Se sua vida e farta e tediosa, procure ajudar aos menos favorecidos pela sorte.Tem muita gente esperando por aquilo que voce nao precisa, tem muita crianca esperando sua ajuda pessoal e nao so o seu dinheiro.
Enfim, vai luta, precisando ou nao.De um valor especial na sua vida.Seja voce mesma em qualquer situacao.Ergue a cabeca mesmo na fraqueza e matenha seu grande orgulho de ter um Deus como Pai.Seja feliz todos os dias.Sorria pra voce mesma o controle do seu barco , voce mesma, nao a entregue na mao de ninguem.Eu acredito em voce.

SIGA-NOS NO Google News