Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

20/09/2012 17:30

Artigo: O que é independência financeira para você?

*Álvaro Modernell

Primeiro, é preciso aceitar que existem diferentes conceitos e visões sobre o que é independência financeira. Ninguém consegue ir atrás e conquistar aquilo que não sabe o que é ou aquilo que não reconhece. A seguir, escolha um conceito que faça sentido para seus valores e seu estilo de vida. O que vale para seu vizinho, para o colega de trabalho ou para um consultor financeiro pode não fazer você feliz. Então, de nada vale. Há que ter independência inclusive de opinião.

Para alguns, ter independência financeira é não precisar mais trabalhar. Outros creem que é ser muito rico, talvez milionário. Há quem considere o fato de poder viver apenas de rendas, rendas passivas. Muitos querem ou declaram ter independência financeira sem ao menos saber dizer o que é isso. Alguns nunca a alcançarão, simplesmente pelo fato de que a ambição é tanta que nunca será o suficiente.

Independência precisa estar acompanhada de liberdade, mas nada impede que tenha limites.

Um monge ou um silvícola talvez se considere independente financeiramente porque não precisa de dinheiro para viver, ou pelo menos porque com muito pouco, quase nada, considere suficiente. Mais dinheiro pra que? Pra ganhar preocupações e perder a liberdade?

Há alguns anos deparei-me com o conceito que faz mais sentido para mim até hoje: ser independente financeiramente é não precisar fazer nada que não se queira só por causa de dinheiro. Ao mesmo tempo, não precisar abrir mão de nada que se queira só por falta de dinheiro. Ter o bastante para o que se precisa e deseja de maneira razoável. Simples assim. Nem mais nem menos. Cada um à sua medida. Uns com muito, outros com pouco. Não precisa ser uma situação permanente ou definitiva. Os sonhos mudam. As necessidades também. Por que não os conceitos?

* Álvaro Modernell é especialista em educação financeira e previdenciária, palestrante, autor de vários livros, projetos, cartilhas e artigos sobre educação financeira, além de sócio fundador da Mais Ativos Educação Financeira e coordenador do portal www.edufinanceira.com.br, referência nacional na área.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)