Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

10/03/2008 08:07

Artigo: O futebol-paixão e a paz

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves

Longe de estarem tomadas pela saudável e gostosa alegria proporcionada pelo esporte, ultimamente, as torcidas têm se comportado inconvenientemente, como a turba enfurecida. Em nada diferem de um bando de desordeiros ou manifestantes dispostos a acabar com tudo. As imagens dos jornais e TVs demonstram essa triste realidade. Os estádios e ruas tomados por verdadeiros criminosos que enfeiam o espetáculo, amedrontam e afugentam o verdadeiro torcedor.

Anos atrás, quando ocorreram mortes nos estádios e a caminho deles, as autoridades, acertadamente, suspenderam torcidas organizadas e chegaram a prender algumas das bestas-feras que manchavam a imagem do futebol brasileiro. Mas, como tudo no Brasil, o trabalho não teve continuidade e hoje presenciamos o reinício da barbárie nos campos e arquibancadas do país escolhido para sediar a Copa do Mundo de 2014.

É lamentável que, “a maior festa popular do brasileiro” esteja sofrendo esse desgaste. As federações e clubes, como promotores e grandes interessados na manutenção do negócio, deveriam adotar medidas enérgicas para garantir uma certa estabilidade ao futebol que, além da paixão do povo, movimenta milhões de dólares no esporte e em atividades paralelas.

Como em toda festa particular, deveriam manter segurança privada dentro dos estádios – trabalho hoje executado pela polícia, em prejuízo do patrulhamento de vias e bairros e de outras atividades-fim da máquina pública – e realizar campanhas e outras atividades motivacionais junto ao torcedor para mantê-lo apaixonado e fiel ao clube e ao esporte, sem, contudo, participar de esquemas de violência. Assim, à polícia restaria o trabalho nas ruas, mesmo as próximas aos estádios e, evidentemente, a tarefa de coibir possíveis confrontos e distúrbios externos.

Torcer, vibrar e até sofrer com os altos e baixos do time do coração é normal. Esta maravilhosa e contagiante magia está presente em todos os lugares onde se pratica o apaixonante futebol. O anormal e inaceitável é isso descambar para a violência, o vandalismo e o banditismo. Quando é assim, exige providências urgentes.

Os cartolas – que movimentam milhões e gozam do prestígio de dirigir clubes – as federações, as autoridades e até segmentos da sociedade não diretamente ligados ao futebol (como a OAB, as associações de municípios e bairros e outras) precisam agir rápido. Encontrar uma forma de “baixar a pressão” nos estádios, fazendo com que voltem a ser locais freqüentáveis, inclusive pela família. Se isso não acontecer, dificilmente seremos uma competente sede para a Copa...



Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves – dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)

aspomilpm@terra.com.br

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)