Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

08/05/2012 15:44

Artigo: O espírito do Caminho de Santiago de Compostela

Por José Slikta

O que leva alguém a trilhar o Caminho de Santiago de Compostela? Se perguntarmos aos que o escolheram, encontraremos as razões mais diversas: aventura, turismo, curiosidade, misticismo, religiosidade, esporte, a busca de uma solução milagrosa para um problema pessoal ou um desejo profundo de mudança numa vida tediosa e frustrante. Seja qual for o motivo, dificilmente alguém voltará sem marcas no corpo ou no espírito.



Muitos peregrinos voltam sem conseguir seus objetivos. Com bolhas nos pés, lesões musculares, tendinites, exaustão, desânimo. Mas, o bom peregrino voltará com pelo menos duas lições.



O caminho ensina a necessidade do preparo físico e da prudência. O sol escaldante, pernoites em albergues, ter que lavar a própria roupa e esperar sua vez no banho podem ser interpretados como uma verdadeira aula de humildade. Dormitórios coletivos, sons estranhos e odores fortes. Raças, religiões, comportamentos diferentes. Uma bela lição de tolerância e de diversidade.



Em alguns dias, insensivelmente, o Caminho nos promove de aprendiz de caminhante a historiador fascinado por monumentos e catedrais medievais. Verdadeiros filósofos que reavaliam suas vidas. Sociólogos que observam os companheiros de caminhada. Ecologistas se despertando para as belezas do Caminho.



Na verdade, tudo não passa de um grande preparo para a chegada à Santiago, absolutamente emocionante. E é também (e principalmente) um grande preparo para a nossa volta para a casa.



Se conseguirmos assimilar, pelo menos em parte, as lições aprendidas no Caminho, com certeza a retomada de nossa rotina será muito mais amigável. Conseguir resgatar em nós mesmos sentimentos como humildade, tolerância e prudência (sensações que costumam ficar adormecidas em nosso cotidiano) é o nosso maior desafio.



Um de nossos amigos que já percorreu o Caminho é budista. O peregrino que recebeu a compostelana na minha frente era judeu. Minha família e eu, somos católicos. Assim resume-se o espírito único que se forma ao longo do Caminho.



Volta-se transformado. Renovado. Superado. E o melhor de tudo é que este espírito que se constrói ao longo do Caminho nunca mais se dissipará. Ele acompanha cada peregrino para sempre, fazendo de nós pessoas cada dia melhores, em busca de paz para nós e para os outros. Uma experiência de transformação que certamente se perpetuará pelo resto de nossos dias.



José Slikta é membro da ACACS/SP - Associação de Confrades e Amigos do Caminho de Santiago de Compostela.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)