Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

03/12/2011 00:08

Artigo: Nem sempre as pessoas ficam felizes no natal

Aparecida Marsal

Algumas pessoas sentem-se alegres na época de Natal e Ano Novo, outras é exatamente o oposto. Algumas pessoas ficam tristes e é comum aumentar os casos de depressão ou agravamento da doença nessa época.
Embora não haja uma investigação que prove este aumento dos casos ele é percebido. Podemos suspeitar que o motivo seja reviver momentos negativos, perdas ou mesmo constatar que as metas tão festejadas na virada do ano que passou não foram alcançadas.
Caso a pessoa seja diagnosticada com depressão, o tratamento costuma combinar a psicoterapia e medicamentos, porém há maneiras de prevenir a doença. É importante termos metas sempre, mas é muito importante que estas metas e planejamento sejam razoáveis, atingíveis. Uma das “fórmulas” mais “eficazes” para causar frustração e baixa auto-estima é sempre estabelecer metas inatingíveis, estabelecer um rígido padrão de auto-cobrança e o \\\\\\\'imediatismo\\\\\\\', sem considerar que atingir metas é parte de um processo que culmina com as próprias metas.
Tudo isso pode aparecer em pessoas que colocam muita expectativa no final do ano, acreditando que tudo será diferente no próximo. Isso pode fazer com que o estresse e a ansiedade aumentem, contribuindo para a época ficar ainda menos alegre. A expectativa gerada pela frustração em relação a metas não cumpridas e a renovação de \\\\\\\'promessas de maiores conquistas\\\\\\\' certamente tendem a deixar as pessoas mais ansiosas.
Gerenciar o estresse, especialmente o relacionado a perdas e lembrança recorrente das mesmas. Para pessoas vulneráveis, é interessante procurar um profissional , pessoa que trabalha a reestruturação da maneira de pensar e reagir a adversidades e a própria maneira de encarar a vida como um todo.
No Natal, tudo nos reporta as perdas do ano que esta por findar, as conquistas frustradas, os amores que nos decepcionou, os problemas familiares. É como se nesta data fazemos uma verdadeira retrospectiva de nossas vivencias. E alegria de uns chegam a irritar quem não se sente feliz. A musica do Natal é sempre a mesma, as cores também, o papai Noel nunca muda, e tudo se repete como um disco de vinil furado.
Ah se pudéssemos enxergar o Natal não somente como uma época comercial, e entregar nossos corações a novas esperanças. Seria possível...dificil saber, pois se aproxima a data e a tristeza já se instala.
Troque as mascaras , ainda faltam alguns dias...inspire-se, aspire...e se não for possível sentir-se feliz nesta data..mude a folha do calendário...

Aparecida da Silva Marsal
Psicóloga - Psicanalista




O Cassilandianews não se responsabiliza por artigos ou opiniões com autoria

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)