Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Artigo: Natal Inesquecível

Tereza de Jesus Tagliaferro, de Malta - 08 de dezembro de 2009 - 07:15

Aquele era um verdadeiro Natal.Nada de luxo, de presentes especiais.Pura simplicidade de sitio.
Minha mae fazia nossos vestidos de chita, me recordo tao bem que o meu tecido era estampado com pequenos abacaxi, da minha irma de morangos e da outra minha irma de tangerina.Nos ficavamos rodeando a minha mae que costurava ainda naquelas maquinas antigas, manual.Nos tinhamos pressa de ver pronto.
Na vespera do Natal nos iamos pra fazenda, onde tinha uma igreja dos Franciscanos.Nao tinha festa, nem comes e bebes.Minha mae preparava lanhe pra nos levarmos.O importante era ficar acordado ate a meia-noite, pra ir a "Missa do Galo", assim se chamava.Sendo assim passavamos a noite em companhia dos nossos colegas de classe, corriamos, jogavamos.Ate hoje nao sei como conseguiamos nao sujar a roupa ate a meia-noite.
Terminada a missa iamos pra casa, mas tinhamos de voltar pra missa das 9h. pois aquela era a mais importante.Os Franciscanos reuniao o povo na casa sede da fazenda que era um sobrado tipico da epoca.As criancas tinham o previlegio de subir na enorme terraca, onde tinha uma mesa preparada para todos com "cuca" ( tipico pao doce paranaense) e chocolate com leite quente.Os adultos tambem comiam, mas na parte debaixo.
Depois deste lanche era armado enfrente ao armazem ( porque os colonos eram obrigados a fazer compra no armazem da propria fazenda).Tinha tambem uma farmacia, na qual, nao se sabe bem o porque, mas todos ficavam devendo.
Pois bem, ali se armava uma longa mesa, onde eram colocados utensilios domesticos, cortes de tecidos variados, enfins, tudo aquilo que se usava na epoca e era util para o povo.
Cada um podia escolher aquilo que lhe agradava, mas ( tinha um porem) deveria esperar seu numero.Sabe como era dado este numero? De acordo com os santinhos que cada um tinha juntado durante o ano.Este santinho era dado na saida da missa do domingo.Os primeiros classificados tinham a sorte de escolher as coisas mais caras.Aquilo era uma festa.
Todo Natal minha mae, que era de origem Italiana fazia o almoco tipico italiano.Me recordo que nunca faltava pato assado. Coisa boa da festa era fazer um furo na tampa da garrafa do guarana.Enfins, a gente curtia mesmo o nascimento do Menino Jesus.Brincavamos o dia todo fora de casa com os amigos e parentes que naquele dia tinham a oportunidade de viajar e vir de longe.
Presentes? Uma bonequinha,daquelas que nada fazem de especial, mas era a nossa grande felicidade porque nos fazia especial e felizes.
A recordacao mais importante e estar com a familia unida em torno de uma mesa, era ser feliz com aquilo que possuia, era comer sem a preocupacao que a conta do mercado estava " pendurada" pra pagar no proximo mes.
Bom Natal a todos.Que Jesus possa nos transmitir a virtude de ser felizes , de valorizar as pequenas coisas e a entender o sentido da vida, de tal forma, que ao chegarmos ao fim dela podermos exclamar com orgulho " Valeu a pena " ou " Cumpri minha missao".

SIGA-NOS NO Google News