Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

08/12/2009 07:15

Artigo: Natal Inesquecível

Tereza de Jesus Tagliaferro, de Malta

Aquele era um verdadeiro Natal.Nada de luxo, de presentes especiais.Pura simplicidade de sitio.
Minha mae fazia nossos vestidos de chita, me recordo tao bem que o meu tecido era estampado com pequenos abacaxi, da minha irma de morangos e da outra minha irma de tangerina.Nos ficavamos rodeando a minha mae que costurava ainda naquelas maquinas antigas, manual.Nos tinhamos pressa de ver pronto.
Na vespera do Natal nos iamos pra fazenda, onde tinha uma igreja dos Franciscanos.Nao tinha festa, nem comes e bebes.Minha mae preparava lanhe pra nos levarmos.O importante era ficar acordado ate a meia-noite, pra ir a "Missa do Galo", assim se chamava.Sendo assim passavamos a noite em companhia dos nossos colegas de classe, corriamos, jogavamos.Ate hoje nao sei como conseguiamos nao sujar a roupa ate a meia-noite.
Terminada a missa iamos pra casa, mas tinhamos de voltar pra missa das 9h. pois aquela era a mais importante.Os Franciscanos reuniao o povo na casa sede da fazenda que era um sobrado tipico da epoca.As criancas tinham o previlegio de subir na enorme terraca, onde tinha uma mesa preparada para todos com "cuca" ( tipico pao doce paranaense) e chocolate com leite quente.Os adultos tambem comiam, mas na parte debaixo.
Depois deste lanche era armado enfrente ao armazem ( porque os colonos eram obrigados a fazer compra no armazem da propria fazenda).Tinha tambem uma farmacia, na qual, nao se sabe bem o porque, mas todos ficavam devendo.
Pois bem, ali se armava uma longa mesa, onde eram colocados utensilios domesticos, cortes de tecidos variados, enfins, tudo aquilo que se usava na epoca e era util para o povo.
Cada um podia escolher aquilo que lhe agradava, mas ( tinha um porem) deveria esperar seu numero.Sabe como era dado este numero? De acordo com os santinhos que cada um tinha juntado durante o ano.Este santinho era dado na saida da missa do domingo.Os primeiros classificados tinham a sorte de escolher as coisas mais caras.Aquilo era uma festa.
Todo Natal minha mae, que era de origem Italiana fazia o almoco tipico italiano.Me recordo que nunca faltava pato assado. Coisa boa da festa era fazer um furo na tampa da garrafa do guarana.Enfins, a gente curtia mesmo o nascimento do Menino Jesus.Brincavamos o dia todo fora de casa com os amigos e parentes que naquele dia tinham a oportunidade de viajar e vir de longe.
Presentes? Uma bonequinha,daquelas que nada fazem de especial, mas era a nossa grande felicidade porque nos fazia especial e felizes.
A recordacao mais importante e estar com a familia unida em torno de uma mesa, era ser feliz com aquilo que possuia, era comer sem a preocupacao que a conta do mercado estava " pendurada" pra pagar no proximo mes.
Bom Natal a todos.Que Jesus possa nos transmitir a virtude de ser felizes , de valorizar as pequenas coisas e a entender o sentido da vida, de tal forma, que ao chegarmos ao fim dela podermos exclamar com orgulho " Valeu a pena " ou " Cumpri minha missao".

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)