Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Artigo : Morre um grande estadista

Tereza Tagliaferro - 23 de agosto de 2012 - 21:49

Morreu nesta segunda-feira, 20 de agosto o ex-primeiro ministro de Malta, Dominic Mintoff, com 96 anos. Ele não estava muito bem de saúde nestes últimos meses, sendo hospitalizados várias vezes.

Ele foi um dos artifices da Independência do pais que ocorreu no ano de 1960 e depois transformou o pais numa República em 1974. Mintoff foi chefe do partido Laburista ( do trabalhador) Maltes durante 35 anos e foi Primeiro Ministro por duas vezes, de 1955 até 1958 e depois de 1971 até 1984.Ele dominou toda a cena politica no pós-guerra e com punho de ferro fez com que Malta continuasse sendo o Ponto Estratégico do Mediterrâneo.

Malta deve a ele serviços sociais muito importantes tais como sistema escolar e sanitários gratuitos.

Hoje, quinta-feira foi feito um cortejo que demorou 6 horas.O féretro passou primeiro pela cidade de Tarxien, onde ele morava, depois foi para Cospícua, cidade onde ele nasceu,dali foi para Vittoriosa, onde tem construido um monumento em sua homenagem.Logo após seu corpo foi levado para a capital Valletta, no Palácio do Governo, onde ficará exposto para homenagem do seu povo durante amanhã, sexta-feira e algumas horas na manhã de sábado, quando será feito o Funeral de Estado.

E mais uma vez nós nos sentimos pequenos diante dessas pessoas fenômenos, que na simplicidade do \" dia-a-dia\" são capazes de lançar a semente com sabedoria, são cheias de coragem para alcançar seus objetivos e um melhor futuro para toda uma nação.Que dizer? Simplesmente temos de agradecer e nos curvar diante daqueles que possuem essa grande IIuminação Divina.



SIGA-NOS NO Google News