Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

09/05/2005 08:09

Artigo: Língua portuguesa, inculta e bela

Alcides Silva

Verbos abundantes

Os que foram eleitos ou elegidos?
Depende: o verbo eleger tem dois particípios. Um regular, elegido, que, acompanhado de verbo auxiliar (ter ou haver), se emprega na constituição dos tempos da voz ativa: “O mal é que o povo tem elegido pessoas sem escrúpulos”; outro, irregular, que se usa, de preferência, na formação dos tempos da voz passiva, formada com o verbo auxiliar ser: “Na maioria dos municípios da região, foram eleitos prefeitos da situação”.
Vamos recordar:
O governo aumentou o preço da gasolina. O preço da gasolina foi aumentado.
Na primeira frase, o sujeito da ação é o governo. É ele quem praticou a ação de aumentar o preço da gasolina: é sujeito agente; na segunda frase, o núcleo do sujeito é o preço da gasolina. Ele (o preço) não praticou a ação expressada pelo verbo; ao contrário, recebeu-a: é sujeito paciente.
A voz de um verbo é determinada pelo caráter ativo ou passivo do sujeito: sujeito agente, voz ativa; sujeito paciente, voz passiva.
Lendo os exemplos que abrem este comentário, verificamos que no primeiro, é o sujeito (povo) quem pratica a ação de eleger (sujeito agente – voz ativa); no segundo, ao contrário, o sujeito (candidatos) é quem recebe a ação verbal (sujeito paciente – voz passiva).
Eleger é verbo abundante, pois tem duplo particípio: elegido e eleito.
Quando a ação do verbo não indica com precisão nem o tempo (presente, passado [pretérito] e futuro) e nem o modo (certeza, modo indicativo; dúvida, vontade ou hipótese, modo subjuntivo; pedido, conselho ou ordem, modo imperativo), é classificada de forma nominal. São chamadas de forma nominal o infinitivo, o gerúndio e o particípio.
O infinitivo exprime a idéia da ação de modo indefinido. É o próprio nome do verbo: O verbo amar - Não querer nada – Estava a sorrir...
O gerúndio apresenta uma ação incompleta, com certa duração: amando, querendo, sorrindo...
O particípio apresenta um fato incompleto, anterior a outro: amado, querido, sorrido.
São chamados de abundantes os verbos que apresentam mais de uma forma verbal em certos modos, tempos ou pessoas. Os mais comuns são os que, como eleger, têm duplo particípio: aceitar (aceitado – aceito), entregar (entregado - entregue), enxugar (enxugado – enxuto), matar (matado – morto), salvar (salvado – salvo), vagar (vagado – vago), acender ( acendido – aceso), benzer (benzido – bento), incorrer (incorrido – incurso), morrer (morrido, morto), prender (prendido – preso), romper (rompido – roto), suspender (suspendido – suspenso), emergir (emergido – emerso), extinguir (extinguido – extinto), frigir (frigido – frito), imprimir (imprimido – impresso), inserir (inserido – inserto), omitir (omitido – omisso).
Observação final – Alguns verbos da 2ª e da 3ª conjugação possuem apenas particípio irregular, não sendo conhecida a forma regular que terminaria em ido. Dizer (dito), escrever (escrito), fazer (feito), ver (visto), pôr (posto), abrir (aberto), cobrir (coberto), vir (vindo).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)