Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Artigo: Língua portuguesa, inculta e bela

Alcides Silva - 09 de maio de 2005 - 08:09

Verbos abundantes

Os que foram eleitos ou elegidos?
Depende: o verbo eleger tem dois particípios. Um regular, elegido, que, acompanhado de verbo auxiliar (ter ou haver), se emprega na constituição dos tempos da voz ativa: “O mal é que o povo tem elegido pessoas sem escrúpulos”; outro, irregular, que se usa, de preferência, na formação dos tempos da voz passiva, formada com o verbo auxiliar ser: “Na maioria dos municípios da região, foram eleitos prefeitos da situação”.
Vamos recordar:
O governo aumentou o preço da gasolina. O preço da gasolina foi aumentado.
Na primeira frase, o sujeito da ação é o governo. É ele quem praticou a ação de aumentar o preço da gasolina: é sujeito agente; na segunda frase, o núcleo do sujeito é o preço da gasolina. Ele (o preço) não praticou a ação expressada pelo verbo; ao contrário, recebeu-a: é sujeito paciente.
A voz de um verbo é determinada pelo caráter ativo ou passivo do sujeito: sujeito agente, voz ativa; sujeito paciente, voz passiva.
Lendo os exemplos que abrem este comentário, verificamos que no primeiro, é o sujeito (povo) quem pratica a ação de eleger (sujeito agente – voz ativa); no segundo, ao contrário, o sujeito (candidatos) é quem recebe a ação verbal (sujeito paciente – voz passiva).
Eleger é verbo abundante, pois tem duplo particípio: elegido e eleito.
Quando a ação do verbo não indica com precisão nem o tempo (presente, passado [pretérito] e futuro) e nem o modo (certeza, modo indicativo; dúvida, vontade ou hipótese, modo subjuntivo; pedido, conselho ou ordem, modo imperativo), é classificada de forma nominal. São chamadas de forma nominal o infinitivo, o gerúndio e o particípio.
O infinitivo exprime a idéia da ação de modo indefinido. É o próprio nome do verbo: O verbo amar - Não querer nada – Estava a sorrir...
O gerúndio apresenta uma ação incompleta, com certa duração: amando, querendo, sorrindo...
O particípio apresenta um fato incompleto, anterior a outro: amado, querido, sorrido.
São chamados de abundantes os verbos que apresentam mais de uma forma verbal em certos modos, tempos ou pessoas. Os mais comuns são os que, como eleger, têm duplo particípio: aceitar (aceitado – aceito), entregar (entregado - entregue), enxugar (enxugado – enxuto), matar (matado – morto), salvar (salvado – salvo), vagar (vagado – vago), acender ( acendido – aceso), benzer (benzido – bento), incorrer (incorrido – incurso), morrer (morrido, morto), prender (prendido – preso), romper (rompido – roto), suspender (suspendido – suspenso), emergir (emergido – emerso), extinguir (extinguido – extinto), frigir (frigido – frito), imprimir (imprimido – impresso), inserir (inserido – inserto), omitir (omitido – omisso).
Observação final – Alguns verbos da 2ª e da 3ª conjugação possuem apenas particípio irregular, não sendo conhecida a forma regular que terminaria em ido. Dizer (dito), escrever (escrito), fazer (feito), ver (visto), pôr (posto), abrir (aberto), cobrir (coberto), vir (vindo).

SIGA-NOS NO Google News