Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Artigo: Lembranças de viagens do Carlos Pulino

Carlos André Prado Pulino - 07 de dezembro de 2009 - 01:00

Crianças nas escadas do teatro Ópera de Paris

O Ópera é o maior teatro lírico do mundo, com 11.000 m². Comporta mais de 2.000 pessoas e no seu palco podem estar cerca de 450 artistas. Foi construído entre 1.862 e 1.875, projeto de Garnier. Quem visita Paris, capital da França, não pode deixar de conhecê-lo: um local maravilhoso, um templo da cultura, com fachada belíssima, toda em arcos, ao qual se adentra através de uma ampla escadaria. Em seu suntuoso interior, adornado por mármores preciosos, podemos apreciar várias obras primas, como quadros de Carpeaux e Chagall. No intervalo entre a apresentação de uma ópera e outra, o teatro costuma organizar exposições abertas ao público, dos trajes dos personagens usados pelos artistas. São riquíssimos trajes confeccionados por artífices há mais de 100 anos, expostos nas alas e escadarias do teatro. Mas, numa das visitas, o que nos chamou a atenção, foi a presença de uma professora acompanhando crianças de idade entre 4 e 5 anos, todas em fila dupla, comportadas, ouvindo as explicações e olhando tudo o que ela apontava. Eles visitaram e observaram todas as dependências do teatro. Ao final, os pequeninos sentaram nas escadarias e fizeram desenhos das coisas mais importantes que viram enquanto a professora os orientava.
Ficamos observando aquela turminha tão jovem e lembramos de nossas crianças, de nossas filhas, e percebemos a que distância elas estão de uma cultura de primeiro mundo!
Aqui, no Brasil, a arte é estudada através de livros e fotografias, de modo bastante superficial. Lá, desde cedo, existe o hábito de se visitar museus e locais históricos, os estudantes mirins vivenciam e entram em contato direto com a cultura e a história, e isto, com certeza, é o que desenvolverá seu senso artístico, sua criatividade, e seu gosto pelas artes em geral, como pintura, arquitetura, escultura, música, teatro, e.t.c...

Carlos André Prado Pulino- médico oftalmologista

SIGA-NOS NO Google News