Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

28/01/2010 06:18

Artigo: Lembranças de Viagens de Carlos Pulino

Carlos André Prado Pulino é médico oftalmologista em Cassilândia (MS)
Arquivo PessoalArquivo Pessoal

NOSSO HINO NACIONAL NA RUSSIA

Uma das atrações de nossa viagem à cidade de São Petersburgo, foi assistir a um show de folclore russo.
A van nos deixou na porta do Teatro Nikolay, chegamos cedo para pegar um bom lugar, já estávamos com os ingressos, e fomos diretamente para a fila de entrada. Ficamos em pé, conversando, aguardando que as portas se abrissem. Ao lado da fila, dois rapazes russos, com roupas parecidas com as do exército, tocavam saxofone, com as caixas dos instrumentos abertas no chão, onde as pessoas jogavam moedas.

Ouvindo nossa conversa, apontaram para nós e perguntaram: - Brasil? Sinalizamos que sim, e eles começaram a tocar o Hino Nacional Brasileiro. Foi uma emoção tremenda, vocês não imaginam o que dá dentro da gente, numa terra tão distante, ao ouvir o nosso hino. Quando terminaram, jogamos uns rublos e, para nossa surpresa, iniciaram Garota de Ipanema e, depois a Aquarela do Brasil. Ficamos boquiabertos a escutá-los. Nunca poderíamos imaginar uma coisa destas na Rússia. Logo atrás de nós estavam uns americanos, e eles também tocaram o hino deles. Só de escutar algumas palavras, reconhecem a nacionalidade do turista e os agradam com seu hino nacional e músicas típicas de seu país.

Até hoje lembro deste episódio e fico pensando que a necessidade daqueles jovens músicos, faz com que reconheçam várias línguas e que, com criatividade, consigam um dinheiro honesto, muito bem vindo para complementar seus estudos.

Como o teatro estava em reforma e cheio de tapumes ocultando sua fachada, não pudemos apreciar sua aparência externa, mas ao entrar nele e ver seu interior, pudemos imaginar sua beleza.

Dentro do teatro é lindo: lustres de cristal, escadarias largas e grandes, tapetes em veludo vermelho, pessoas trajando roupas antigas e imensas cabeleiras brancas que faziam pequenos números de danças da época da realeza, ao som de uma orquestra de violinos.

O show foi muito bonito, animado e alegre, com músicas e danças. Os artistas, excelentes, contagiavam todos com as danças cossacas, cheias de gritos e malabarismos, eles chegam a sentar nos calcanhares e impulsionam os pés para a frente numa seqüência incrível. As músicas cantadas são lindas, ora alegres ora nostálgicas, e tocam a gente como se já as tivéssemos escutado antes! As roupas dos bailarinos, com muito vermelho, preto e dourado, tornavam a coreografia ainda mais bonita. No intervalo, o andar superior estava preparado com mesas muito bem arrumadas, com vinho, champanhe, vodca, refrigerantes e canapés diversos, inclusive caviar preto e vermelho.

Provamos todas as iguarias e comidas típicas.

Considero este episódio marcante e inesquecível. Quem já esteve no exterior sabe que se ouve bem pouco sobre do Brasil lá fora, pouquíssimas referencias vemos sobre o nosso querido país, a não ser é claro sobre nosso futebol e o carnaval.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)