Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Artigo: Lembranças de Viagens de Carlos Pulino

Carlos André Prado Pulino é médico oftalmologista em Cassilândia (MS) - 04 de fevereiro de 2010 - 07:07

Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal

CONGRESSO EM SANTOS

Na semana passada, estivemos em Santos, cidade litorânea do Estado de São Paulo, participando do V CONGRESSO DA SOCIEDADE CAIPIRA DE OFTALMOLOGIA. Santos faz parte da história da minha vida, pois foi lá que eu completei minha formação médica como oftalmologista e foi lá onde conheci a Helenice que, anos mais tarde, viria a ser minha mulher. Assim, ir a Santos é, além de uma oportunidade de estar em família, também uma oportunidade de rever os amigos e de recordar momentos importantes de nossas vidas. Durante o congresso, encontramos com os maiores especialistas da nossa área de trabalho e, com eles, participamos das discussões dos casos mais complicados, nos interando das novidades nos tratamentos e cirurgias para a grande maioria das doenças dos olhos. No último dia deste congresso, é de praxe haver uma festa de encerramento, bem no estilo caipira, em ambiente todo decorado,
com todas as comidas típicas da roça e conjuntos musicais sertanejos e folclóricos, além de quadrilhas apresentando coreografias. É uma festa muito animada, onde além de comer, beber e de nos divertirmos muito, podemos colocar os papos em dia, relembrar do tempo de estudantes, dos plantões, das brincadeiras, das rodas de violão, dos casos e cirurgias mais interessantes que tivemos, das esperanças e incertezas que nos assaltavam quanto ao futuro, e falar do rumo que cada um de nós tomou na vida. Meu namoro com a Helenice começou nesta época, com os colegas da residência médica participando e torcendo por nós até o nosso casamento. De todos os colegas daquela época, fomos os únicos que se aventuraram num lugar tão distante. Creio que, por isso, até hoje sempre demonstram muito carinho e interesse em saber notícias nossas.
Por incrível que pareça, nesta época do ano fomos surpreendidos por um tempo maravilhoso, de sol e calor, típico clima de verão, com as praias lotadas e um vai e vem incessante de banhistas nas ruas.
Santos é uma das cidades mais antigas do Brasil, foi fundada por Brás Cubas em 1532. Só em 26 de janeiro de 1839 ela passou a ser cidade, sendo adotada esta data como a de seu aniversário oficial. Terra da Caridade e da Liberdade, Santos teve a primeira Santa Casa de Misericórdia da América, foi fundada em 1554, e depois de várias transformações através dos anos, é a mesma que existe até hoje e é onde tivemos a oportunidade e o privilégio de trabalhar e aprender oftalmologia como residentes nos anos de 1979 a 1981.
Santos é berço de figuras de renome, como os irmãos Bartolomeu e Alexandre de Gusmão, os irmãos Andradas, e o poeta Vicente Augusto de Carvalho, entre outros.
O padre jesuíta Bartolomeu de Gusmão, físico e matemático, foi famoso por suas invenções, principalmente a de um balão que subia movido por ar quente. Seu irmão mais novo, Alexandre, foi famoso como advogado e embaixador na corte de D. João V, sendo o responsável pela defesa e assinatura do tratado que resultou na criação de Porto Alegre.
José Bonifácio de Andrada e Silva, o mais influente dos irmãos Andradas, foi figura decisiva na condução e conquista da nossa independência.
Primeiramente a cidade de Santos ficou conhecida por causa do seu porto. Em fevereiro de 1892, a então Companhia Docas de Santos entregou os primeiros 260 m de cais, iniciando-se uma nova fase para a vida da cidade.
A cultura do café estendia-se, na ocasião, pelo Planalto Paulista, e atingindo algumas áreas da Baixada Santista. Foi, então, criada a Bolsa Oficial do Café, marco da riqueza da cidade, o que pressionava as autoridades para a necessidade de ampliação e modernização das instalações portuárias. Atualmente o Porto de Santos movimenta, por ano mais de 42 milhões de toneladas de cargas diversas, com 14 km de cais, o maior da América Latina, por onde passa 40% do PIB nacional.
Nos anos 60, foi a vez do futebol, quando o município se tornou famoso por sediar o Santos Futebol Clube, time de Pelé. O estádio Urbano Caldeira, é também conhecido como estádio da Vila Belmiro, pois pertence a este bairro. Pela vocação esportiva da cidade, em todas as modalidades, tem
orgulho reafirmado pelo reconhecimento do município como a Capital Nacional do Triathlon.
Em 1998, a Organização das Nações Unidas apontou a cidade de Santos como a primeira no Estado de São Paulo em qualidade de vida, e a terceira do Brasil.
A partir de 2001 o foco das atenções passou a ser o gramado verde que contorna a praia inteira. Com 5.335 m de comprimento, 40 a 50m de largura e 218.800 m² de área, está no livro de recordes, o Guinnes Book, como o maior jardim frontal de praia do mundo! É realmente uma maravilha de ser vista, principalmente do alto dos prédios à beira mar, que dá uma visão panorâmica das árvores, flores, fontes, estátuas, bancos e desenhos do chão, dispostos numa seqüência sinuosa e harmônica.
As praias possuem uma grande extensão de areia fofa onde são montadas barracas, e de areia batida na zona reservada aos banhistas e à prática de esportes. O mar é calmo, com temperaturas amenas e com boa qualidade para os banhos de mar. Quando morávamos em Santos era muito agradável percorrer a pé os jardins da praia que, principalmente no verão, ficam lotadas de cadeiras de praia, onde as pessoas se reúnem e conversam até tarde da noite. Existem mesas fixas para jogos de dama e dominó, muito procuradas pelos aposentados. É grande o fluxo de pessoas caminhando ou correndo pelas largas calçadas. Além das praias, Santos possui importantes museus, igrejas, mosteiros, centros comerciais, aquário, orquidário, e está sempre preparada para receber turista o ano todo, tanto pela sua hospitalidade, infra-estrutura e opções de lazer, como pela qualidade de vida que oferece a todos os seus visitantes e moradores.
É, para mim, uma sorte e um privilégio poder visitar esta cidade com freqüência e, assim, curtir todas estas maravilhas.

SIGA-NOS NO Google News