Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

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30/12/2009 00:11

Artigo: Formando equipes campeãs

Soeli de Oliveira*

Para o sucesso empresarial, as organizações necessitam das pessoas certas, na quantidade certa, na hora certa.



Para atender bem, em algumas datas especiais a equipe normal da loja é insuficiente, sendo necessária uma adequação. Se a contratação de pessoal for realizada sem critérios a equipe ficará apenas "inchada", e em vez de facilitar, dificultará as operações da loja.



Quem não é comprometido com os valores da empresa pode “queimar” lucrativos relacionamentos futuros. Em alguns casos, dependendo de como o consumidor for atendido sairá com má impressão da loja e não voltará mais.



Para os clientes, quem os atende é a empresa, eles não diferenciam vendedores temporários dos permanentes. Nas suas mentes a loja poderá ficar posicionada como sinônimo de mau atendimento.



Diante da necessidade de ampliar o quadro de pessoal, o responsável pela empresa deverá responder questões como:



- É possível aumentar a carga horária semanal?

- Seria conveniente terceirizar?

- Contratar temporários?

- O aumento nas vendas será superior às despesas e encargos sociais e trabalhistas com os novos

contratados?



Com as novas contratações o empresário tem a oportunidade de encontrar um diamante nas vendas e substituir um vendedor com desempenho deficiente.



É necessário que a empresa encontre a forma mais adequada de recrutamento e seleção, pois uma contratação inadequada poderá gerar um lento sofrimento.



Não existem pessoas erradas, e sim pessoas nas funções erradas.



O primeiro passo para uma boa contratação é definir o perfil do candidato:



- A função exige boa aparência?

- Percepção?

- Empatia?

- Simpatia?

- Sorriso e boa vontade?

- Postura animada, ereta e saudável?

- Voz audível, educada, tom simpático, sem gírias?

- Maquiagem básica e não carregada?

- Bijuterias discretas?

- Não fumar nem mascar chicletes na loja?



Fazer / Saber / Ser/ Conviver



Fazer – É a descrição das tarefas a serem realizadas. Seus deveres e obrigações.



Saber - É a formação e a experiência profissional desejada. Em outras palavras é o currículo do candidato.



Ser - São as características pessoais. Dificilmente poderá ser mudado, pois "já vem de fábrica". Procure conhecer um pouco da personalidade do candidato.



Conviver - São as atitudes de convivência que o futuro funcionário deverá ter com relação à empresa, clientes e colegas de trabalho. Deixe claros os valores da empresa e o que deles se espera:



- “Quando algum funcionário estiver em dificuldades, ajude-o prontamente”.

-“Quando o cliente entrar atenda-o imediatamente”.

-“Se estiver ocupado, deixe-o saber que você o percebeu através de um olhar, gesto, palavra... e que irá atendê-lo o mais rápido possível”.



E lembre-se que é necessário um período para adaptação e treinamento dos novos integrantes da equipe.



Soeli de Oliveira é consultora e Palestrante do Instituto Tecnológico de Negócios Ltda. nas áreas de varejo, vendas, Atendimento e motivação – e-mail: soeli@sinos.net – Novo Hamburgo – RS.






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Planejamento Garante Boas Vendas nas Datas Especiais



Por Soeli de Oliveira



Datas especiais e comemorativas são excelentes oportunidades para vender mais desde que seja realizado um cuidadoso planejamento.



Você já fez o seu planejamento? Que datas comemorativas e especiais fazem parte do seu calendário de vendas anuais? Já definiu as metas de vendas?



O planejamento é fundamental para realizar o máximo de vendas. Também oportuniza a realização de registros, avaliações e correções de rumo. Arquive suas anotações por datas e eventos, pois serão úteis para futuras projeções.



As datas especiais e comemorativas, normalmente aproveitadas pelo comércio varejista para vender mais, podem ser divididas em três grandes grupos:

Eventos: olimpíadas, copa do mundo, eleições, férias de inverno, início do ano letivo, etc.

Épocas: Primavera,Verão, Outono, Inverno.

Datas comemorativas: Natal, Páscoa, Dia do Cliente, dos Namorados, Mães, Pais, Crianças, Mulher, Sogra, Amigo, etc.



Definido o que e quanto vender, é hora de determinar:

- estoques necessários;

- equipe de atendentes;

- processos;

- exposição de produtos;

- divulgação.



Estoques

No ano passado seu estoque foi adequado? Faltou? Sobrou? Pontualidade dos fornecedores? Erros e acertos? O histórico dos anos anteriores facilita o planejamento das compras.



Produtos

Quais os produtos que mais venderam? O que encalhou? O que os clientes procuraram e não encontraram em nossa loja?



Em todas as suas ações de planejamento, tenha sempre em mente o seu público-alvo para posteriormente definir o “mix” de produtos e serviços:

- o que está na moda;

- produtos complementares para vendas adicionais;

- lançamentos;

- produtos geradores de tráfego;

- sugestões por faixas de preço;

- pacotes de produtos e serviços;

- cheque presente e vale serviço.



Equipe de Atendentes

Será necessário contratar mais colaboradores? Alterar o horário? Terceirizar?

Muito cuidado com vendedores temporários. Muitos deles buscam apenas fazer “bicos” no final de ano. Os clientes podem comprar e não voltar mais, porque não foram bem atendidos. Os mesmos não diferenciam vendedores temporários dos efetivos.



Processos

Atente para existência de gargalos nos processos para eliminá-los ou diminuí-los.

Estabeleça o uso de senhas para atendimento por ordem de chegada para evitar conflitos.

Deixe semi-prontas as embalagens para presente.

Providencie mais máquinas de cartões de crédito e linhas telefônicas se necessário.

Prepare-se para aproveitar as trocas de mercadorias para vender mais.



Exposição dos Produtos

Os preços nas mercadorias são o maior estimulador de compras por impulso. Proteger-se das pesquisas dos concorrentes, não colocando preços, não é recomendável. Destaque o valor das parcelas se os preços estiverem acima dos praticados pelos concorrentes.



Divulgação

Para vender é preciso mostrar. Devido aos altos custos, as verbas de propaganda vêm sendo deslocadas da mídia para dentro das lojas. Os tablóides vêm sendo considerados uma das melhores mídias nos pontos de vendas.



Soeli de Oliveira* é Consultora e Palestrante do Instituto Tecnológico de Negócio nas Áreas de Varejo, Vendas, Motivação e Atendimento. E-mail: soeli@sinos.net - Novo Hamburgo - RS.

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