Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

26/02/2008 08:56

Artigo: Fim da dívida. E agora?

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves

Pela primeira vez na história, de 508 anos, o Brasil é credor e não devedor no mercado externo. O estratégico anúncio, feito pelo Banco Central na última sexta-feira, faz os governistas festejarem. Mas, para o povo, essa alegria gera uma grande interrogação. Os brasileiros, de todas as gerações, sempre ouviram os pessimistas falarem que a dívida externa era impagável. O próprio presidente Lula e outros governistas, quando eram da oposição, acenavam isso como bandeira e, agora, vêm com essa notícia. Tomara que o povo também possa comemorar!

De escravos econômicos da Inglaterra – que financiava Portugal desde o Século XVII – passamos a dependentes econômicos dos Estados Unidos e de outros países europeus. Crescemos e vivemos toda a vida ouvindo os políticos de oposição criticando o endividamento, defendendo a suspensão do pagamento da dívida e pedindo o reinvestimento dos recursos na economia nacional. Dezenas, talvez centenas de teses foram produzidas nesse sentido e embalaram principalmente as campanhas eleitorais.

Agora, ao ver que o país foi capaz de, com a infraestrutura criada através dos empréstimos – eles construíram indústrias, hidrelétricas, hospitais, escolas, estradas, saneamento básico, etc – pagar sua dívida externa, somos obrigados a pensar que os governantes do passado, que fizeram o endividamento, devem ter sido homens de visão, e não eram tão bandidos ou despreparados quanto se falava.

Mas o importante, que o povo deve estar querendo saber, é o quê vai mudar a vida de cada um, agora, que o Brasil não tem mais aquela “astronômica dívida externa”. Não tendo mais de pagar prestações e juros, o governo vai investir na economia e gerar empregos? Vai cuidar para não faltar médicos, equipamentos e remédios nos hospitais e postos de saúde? Vai resolver o caos da Educação e da Segurança Pública? Esse é o formato que os governantes de hoje defendiam implacavelmente quando eram da oposição. Nada mais lógico pensar que agora farão tudo aquilo que pregavam quando não tinham o poder.

De anúncios ufanistas e cinematográficos, o povo está cheio. Recentemente o governo festejou a conquista da autonomia no petróleo, mas encher o tanque do carro continuou tão difícil quanto antes. Falou das grandes descobertas de petróleo e gás na Bacia de Santos, mas isso só para daqui alguns anos. E tem dito outras coisas positivas, que dão mídia, mas não mudam a vida do cidadão.

Vamos esperar que o nocaute ao dragão da dívida externa seja concreto e capaz de melhorar, pelo menos um pouco, a vida da população. Não fique restrito apenas aos fantasiosos corredores palacianos, às estatísticas de sustentação político-econômica do governo e... às próximas eleições...



Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves – dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)

aspomilpm@terra.com.br

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)