Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

30/10/2012 14:03

Artigo - ENEM 2013 – Erros e Acertos

Por Letícia Bechara*

A data do exame se aproxima...No próximo final de semana, os candidatos farão a prova do Enem 2013. Há muito por trás desse teste. De suas funções, o Enem se presta a ser uma forma de entrada nas Universidades Federais. Mais de 70 universidades utilizam o modelo como forma de ingresso, parcial ou total. Interessante observar que dos 5,7 milhões de alunos inscritos nesse ano, 56% já concluíram o Ensino Médio, isso quer dizer que enxergam no exame a possibilidade de ingressar no Ensino Superior gratuito e de qualidade (com o valor da taxa de inscrição quase 70% menor que das universidades estaduais – R$ 35,00/ R$ 120,00).

Penso que se o acesso à universidade pública fosse mais democratizado, o número de pessoas com nível superior no Brasil seria muito diferente.

Apenas 26,2% dos alunos inscritos irão concluir o Ensino Médio em 2012, o que pode significar que boa parte dos formandos irão optar por outras universidades que não aderem ao sistema, como a USP.

Mais de 600 mil alunos irão realizar o exame com o objetivo que conseguir a certificação de conclusão do Ensino Médio. O que leva a crer que nosso Ensino Médio é ainda muito excludente, e que muitos se perdem no caminho e quando se dão conta da importância da certificação, enxergam no exame a possibilidade de dar continuidade aos estudos e acessar o ensino superior.

Entre erros e acertos das últimas edições, chegamos perto do exame sem maiores ocorrências. O ministro Aloizio Mercadante afirmou que “medidas de segurança do Enem foram reforçadas” para evitar vazamentos e problemas.

Os erros do passado serviram de experiência para o processo se tornar mais seguro e dar mais confiança aos alunos participantes.

Estes irão experimentar neste fim de semana um teste de suas habilidades e competências, reflexo do aprendizado dos três anos que frequentaram o Ensino Médio.

O momento da prova engloba outras questões também, como o preparo, concentração, técnica e controle da ansiedade. Essa combinação pode resultar em erros e acertos.

Os resultados individuais do Enem serão divulgados no dia 28 de dezembro e a partir de janeiro de 2013, os alunos poderão se inscrever para o processo de seleção unificado (SISU).

Pense no Enem como uma experiência, a primeira de muitas outras que virão ao longo da carreira profissional. E encare o momento como mais um processo de aprendizado. Some mais uma bagagem nesse percurso que está só começando!!

Boa prova.

* Leticia Bechara é mestre em Educação e coordenadora do Vestibular e Relacionamento da Trevisan Escola de Negócios




O Cassilândianews não se responsabiliza por artigos ou opiniões com autoria

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)