Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Artigo - ENEM 2013 – Erros e Acertos

Por Letícia Bechara* - 30 de outubro de 2012 - 14:03

A data do exame se aproxima...No próximo final de semana, os candidatos farão a prova do Enem 2013. Há muito por trás desse teste. De suas funções, o Enem se presta a ser uma forma de entrada nas Universidades Federais. Mais de 70 universidades utilizam o modelo como forma de ingresso, parcial ou total. Interessante observar que dos 5,7 milhões de alunos inscritos nesse ano, 56% já concluíram o Ensino Médio, isso quer dizer que enxergam no exame a possibilidade de ingressar no Ensino Superior gratuito e de qualidade (com o valor da taxa de inscrição quase 70% menor que das universidades estaduais – R$ 35,00/ R$ 120,00).

Penso que se o acesso à universidade pública fosse mais democratizado, o número de pessoas com nível superior no Brasil seria muito diferente.

Apenas 26,2% dos alunos inscritos irão concluir o Ensino Médio em 2012, o que pode significar que boa parte dos formandos irão optar por outras universidades que não aderem ao sistema, como a USP.

Mais de 600 mil alunos irão realizar o exame com o objetivo que conseguir a certificação de conclusão do Ensino Médio. O que leva a crer que nosso Ensino Médio é ainda muito excludente, e que muitos se perdem no caminho e quando se dão conta da importância da certificação, enxergam no exame a possibilidade de dar continuidade aos estudos e acessar o ensino superior.

Entre erros e acertos das últimas edições, chegamos perto do exame sem maiores ocorrências. O ministro Aloizio Mercadante afirmou que “medidas de segurança do Enem foram reforçadas” para evitar vazamentos e problemas.

Os erros do passado serviram de experiência para o processo se tornar mais seguro e dar mais confiança aos alunos participantes.

Estes irão experimentar neste fim de semana um teste de suas habilidades e competências, reflexo do aprendizado dos três anos que frequentaram o Ensino Médio.

O momento da prova engloba outras questões também, como o preparo, concentração, técnica e controle da ansiedade. Essa combinação pode resultar em erros e acertos.

Os resultados individuais do Enem serão divulgados no dia 28 de dezembro e a partir de janeiro de 2013, os alunos poderão se inscrever para o processo de seleção unificado (SISU).

Pense no Enem como uma experiência, a primeira de muitas outras que virão ao longo da carreira profissional. E encare o momento como mais um processo de aprendizado. Some mais uma bagagem nesse percurso que está só começando!!

Boa prova.

* Leticia Bechara é mestre em Educação e coordenadora do Vestibular e Relacionamento da Trevisan Escola de Negócios




O Cassilândianews não se responsabiliza por artigos ou opiniões com autoria

SIGA-NOS NO Google News