Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

09/04/2011 08:47

Artigo: Embrapa

Embrapa

EMBRAPA PANTANAL E PREFEITURA DE LADÁRIO PRODUZEM HORTALIÇAS

Por: Marçal Henrique Amici Jorge, Ana Paula Artimonte Vaz, Alexandre Ramos de Ohara, Emannuelly Pereira de Barros, Assis da Cruz Viana, Ernande Ravaglia, Sebastião de Jesus, Roberto dos Santos Rondon, Messias Moreira Moraes*

Em 2005, a Embrapa Pantanal (Corumbá, MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, implantou uma Unidade Demonstrativa e de Multiplicação de plantas medicinais, condimentares e aromáticas, situada na área de projetos sociais da Infraero de Corumbá, MS. Passados quatro anos, a Unidade expandiu a produção graças a uma parceria firmada com a APAE – Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, do município. Naquela época, a associação disponibilizou para a Embrapa Pantanal uma área de aproximadamente 450 m2 para a produção de hortaliças e mudas de plantas medicinais, condimentares, aromáticas e ornamentais.
Estas ações fazem parte de uma série de projetos que vêm sendo liderados pela Embrapa Transferência de Tecnologia – Escritório de Negócios de Campinas, SP, em parceria com outras instituições de ensino e pesquisa e Unidades da Embrapa. O projeto tem como objetivo apoiar o agronegócio de plantas medicinais, aromáticas, condimentares e hortaliças, por meio do treinamento de técnicos e qualificação de pequenos agricultores e seus familiares, em áreas rurais e urbanas, em produzir com a adoção de boas práticas agrícolas e higiene, e que atendam as demandas dos segmentos do mercado.
Recentemente, uma nova parceria foi firmada com a Prefeitura Municipal de Ladário, MS, e um novo projeto de plantio foi implantado na Associação dos Militares da Reserva da Marinha, neste município. O projeto foi nomeado “Agricultura Urbana: Horta Comunitária e Desenvolvimento Local Alta Floresta”. Sob a coordenação da Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais do Município de Ladário e a supervisão técnica da Embrapa Pantanal, foram formados 18 canteiros de 5 m2 cada, totalizando uma área de aproximadamente 200 m2, sendo plantadas mais de 10 espécies de hortaliças e plantas medicinais e aromáticas como alface, beterraba, rúcula, hortelã, tomate, pimentão, entre outras. Vale ressaltar que o adubo orgânico é produzido no próprio local com restos de materiais vegetais e esterco de gado.
Os recursos para implantação e condução dos canteiros foram oriundos de um projeto submetido e aprovado pela Vale – Complexo Corumbá e complementado pela Associação dos Militares, totalizando R$14.286,00.
Nesta área, em comparação com as da Infraero e APAE, 30 famílias foram diretamente envolvidas com a responsabilidade de desenvolver todas as atividades de plantio e tratos culturais. O projeto visou também definir diretrizes que norteariam a implantação de agricultura urbana e educação ambiental no âmbito da associação de bairro no município, que no caso foi o Bairro Alta Floresta. Essas diretrizes conduziriam à utilização racional de espaços evitando o acúmulo de lixo e entulhos ou crescimento de ervas daninhas, que poderiam abrigar insetos peçonhentos e pequenos animais. Além disso, foi questionada a problemática na comunidade, a existência de famílias em situação de vulnerabilidade. Como forma de remediar a situação, o projeto contemplou também a implementação de ações de segurança alimentar e oferecimento de serviços socioassistenciais voltados para o atendimento dessa comunidade, tendo como ênfase a qualidade de vida e o resgate da cidadania.
A Embrapa Pantanal e parceiros, com estes investimentos e ações, procuram viabilizar para a sociedade uma estrutura que permita treinar e capacitar os interessados no cultivo de espécies vegetais para atender as necessidades básicas e demandas da cadeia produtiva. Vale ressaltar, mais uma vez, que a Unidade se coloca à disposição para eventuais parcerias locais com instituições que tenham interesse em desenvolver atividades semelhantes.
______________________________________
*Marçal Henrique Amici Jorge (marcal@cpap.embrapa.br) é pesquisador da Embrapa Pantanal; Ana Paula Artimonte Vaz (ana@campinas.snt.embrapa.br) é pesquisadora da Embrapa Transferência de Tecnologia, Escritório de Negócios de Campinas, SP; Alexandre Ramos de Ohara (alexandre.ohara@ladario.ms.gov.br) é assessor da Secretaria Especial de Integração da Prefeitura de Ladário, MS; Emannuelly Pereira de Barros (cidadania.projeto@yahoo.com.br) é coordenadora do Projeto Horta Comunitária Alta Floresta; Assis da Cruz Viana é Presidente da Associação dos Militares da Reserva da Marinha, Ladário, MS; Ernande Ravaglia (ernande@cpap.embrapa.br), Sebastião de Jesus (jesus@cpap.embrapa.br), Roberto dos Santos Rondon e Messias Moreira Moraes são assistentes de campos experimentais da Embrapa Pantanal.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)