Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Artigo: Elimine as influências na hora da escolha profissional

* Maurício Sampaio - 21 de agosto de 2012 - 09:27

Na fase de escolha profissional, as influências externas podem interferir muito. Muitos jovens se sentem inseguros com suas opções e então partem para pesquisar a opinião de colegas, parentes e pais. Provavelmente você já deve ter perguntado a opinião de alguém mais próximo ou realizou várias pesquisas na internet buscando informações em todos os lugares. Isso é muito importante, porém, diversos adolescentes acabam mudando muito suas escolhas por conta dos palpites alheios ou do excesso de informações contraditórias.

Várias são as situações que podem exercer influência em sua escolha: um pai que diz que o que você optou não tem futuro, um amigo mais próximo que diz que a sua decisão não vai dar dinheiro, um parente que já é profissional no setor que você escolheu e diz estar descontente ou uma má notícia sobre um determinado setor da economia.

Muitos pais desejam que seus filhos deem continuidade na sua profissão e até nos negócios. Geralmente esses adultos tiveram sucesso com as suas escolhas, sentem-se felizes e realizados. Existem situações influenciadoras muito comuns, como em uma família de médico os filhos optarem pela Medicina – o mesmo ocorrendo em um meio de professores, etc. Isso é muito bom desde que essa escolha seja autêntica e de total interesse de quem está escolhendo. Caso contrário, a médio e longo prazo, isso pode se tornar um grande problema.

Hoje vivemos em uma sociedade na qual a grande maioria das pessoas vive infeliz profissionalmente, e um dos motivos é que as gerações anteriores não tiveram a chance de escolher seus próprios caminhos - por falta de opções ou por imposição de seus pais. Mas esse cenário mudou. As oportunidades são infinitamente maiores e os pais estão mais abertos ao diálogo com os filhos.

A sociedade do consumo também exerce uma grande influência sobre as escolhas. Quem não deseja ter um bom carro, uma bela casa própria, viajar, comprar roupas de grife, ter um celular de última geração, computador, notebook e outros?

Atualmente o número de informações que recebemos das diferentes mídias fez despertar ainda mais o desejo de consumo. Na sociedade, os mais jovens entram numa verdadeira competição para aquisições de tecnologia. Com isso, muitas escolhas profissionais estão sendo feitas com base no que conquistar do que no que realizar. E, na verdade, o mercado corporativo está sentindo na pele a falta de profissionais realizadores, proativos.

Autor do artigo: Com mais de 30 anos de experiência na área pedagógica, Maurício Sampaio é especialista em orientação educacional e vocacional. Site: www.mauriciosampaio.com.br

SIGA-NOS NO Google News