Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

09/04/2009 07:26

Artigo: Educação dos filhos é responsabilidade de quem?

Maria Sobrinho*

Gostaria de abordar um assunto que é a preocupação de muitas famílias nos dias de hoje “A educação dos filhos” embora muitas pessoas tentem dar receitas sobre como se devem educar os filhos; quando o momento chega em grande parte dos casos à realidade acaba sendo muito diferente do esperado, portanto devemos aprender que não existem receitas prontas para educá-los. A educação dos filhos se faz no dia-a-dia e é no cotidiano que devemos educar nossas crianças, ensinando para elas, o certo o errado, e muitas vezes errando e acertando com elas.
Algumas vezes achamos que não existe mais esperança para resolver situações extremamente complicadas que envolvem nossos filhos, e por certo tendemos a acreditar que os erros que já foram cometidos são irreparáveis, Mas a meu ver existe sempre uma esperança para todos nós em momentos de dificuldade, devemos sempre e em todas as horas nos aproximarmos de Deus, e quando eu me refiro a Deus não me refiro a esta ou aquela religião, estou me referindo à palavra de Deus em sua essência me refiro ao amor e respeito que devemos ao próximo, me refiro a enxergar os erros como situações que são parte do aprendizado, e não como faltas imperdoáveis. Em todas as situações, devemos primeiro refletir, e em seguida devemos procurar em nós mesmos os erros antes de sair acusando.
Nós pais precisamos aprender que já fomos crianças um dia e por isso temos de compreender “melhor” nossos filhos, e quando nos depararmos com momentos ou com situações nunca antes por nos vividas nas quais não sabemos como agir, devemos nos lembrar da palavra de Deus e de seus bons exemplos.
Se quisermos criar bem nossos filhos devemos colocar Deus em nossos corações em primeiro lugar e em seguida devemos aprender a ensinar sua palavra a nossos filhos a todo o momento, primeiramente com bons exemplos, seguidos de palavras de carinho e amor, temos de aprender a falar de Deus e de amor sentados em nossas mesas ao comer, andando pelos caminhos, ao nos deitarmos e ao levantarmos.
Falar de Deus e estar com ele, significa encarar com tolerância e amor todas as situações corriqueiras de nosso dia a dia, enfatizo aqui o fato de que falar de Deus não é apenas contar historias sobre a vida de Jesus nosso salvador, falar de Deus significa também viver o que pregamos, precisamos criar uma ordem moral e íntegra dentro de nós, que transformada em ação, sirva de exemplo para nossos filhos e semelhantes.
Muitas vezes ouço pais dizendo que são “amigos” dos filhos. Particularmente sou contra esse conceito. Pois Na verdade os filhos não querem que sejamos seus amigos, eles querem é que sejamos acima de tudo seus pais, seus educadores. Segundo uma frase do Millôr Fernandes Pais e filhos não foram feitos para ser amigos. Foram feitos para ser pais e filhos.
Mas além de ensinar nossos filhos, devemos também aprender com eles, portanto o ensinamento não deve ser algo apenas burocrático e institucional, mas sim algo pessoal onde sempre haja um “intercambio” de informações entre pupilo e educador. A educação verdadeira ocorre fora dos padrões técnicos e informativos que nossa sociedade de hoje tanto cobra.
Assim sendo, os pais que pecam por não estabelecer bons relacionamentos com seus filhos não conseguem aprender com eles e muito menos ensinar nada a eles, o pai e mãe que demonstram amor por seus filhos, mesmo que com certas dificuldades e limitações, conseguem chegar ao coração de suas crianças.
O livro de provérbios diz assim “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando velho não se desviará dele”. Pv. 22:6 esta deve ser uma ordenança para os pais e também aos professores que por passarem muito tempo próximo das crianças também têm responsabilidade para com elas.
A escola não pode fazer parte só da vida da criança, a escola deve fazer parte da vida de toda a família, pois as crianças levam aos nossos lares, todo o universo escolar, com seus personagens, suas falas, suas novas manias e expressões, portanto nós também temos que nos integrar a esse mundo, passando a conhecer os valores de outras famílias. Pontos de vista diferentes dos nossos. Por isso a escola é um dos maiores instrumentos de socialização do nosso tempo. Estar na escola significa em primeiro momento estar em processo de socialização, desenvolvendo novos relacionamentos.
Podemos citar: Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/90), nos artigos 4º e 55; Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/96), artigos 1º, 2º, 6º e 12; Plano Nacional de Educação (aprovado pela Lei nº 10172/2007), que define como uma de suas diretrizes a implantação de conselhos escolares e outras formas de participação da comunidade escolar (composta também pela família) e local na melhoria do funcionamento das instituições de educação e no enriquecimento das oportunidades educativas e dos recursos pedagógicos.
Segundo Luiza Ricotta, autora do livro “Os Valores do Educador: Uma Ponte Para a Sociedade do Futuro” SP: Àgora Ed. (2006). Pais e escola estão juntos na tarefa de transmitir valores necessários para a boa formação do indivíduo.
Muitas das crianças e jovens que criticam e tratam mal a própria escola, ainda não entendem a importância de pertencer a ela, e cabem a nós pais lhes ensinar esses valores.
Acredito que a família precisa da escola; a escola precisa da família e a criança precisa das duas. Por isso a família e a escola precisam entender que estão unidas, num mesmo propósito é o propósito deve ser “A educação, mas educação em Amor”, a escola os pais e a criança precisam formar uma Família e todos nos sabemos que uma família bem organizada e sólida produz uma sociedade sadia. Desta forma, a escola como instituição não existe, senão como extensão da família que lhe concede autoridade para ensinar seus filhos.
Encerrando eu gostaria de fazer um pedido a nossa sociedade, senhores Pais amem e respeitem seus filhos, Professores amem e respeitem seus alunos, alunos e crianças, por favor, tentem compreender seus pais e professores e saibam que eles trabalham para fazer um mundo melhor pra vocês e jamais se esqueçam que um dia vocês serão pais alunos e professores.
Maria sobrinho

Acadêmica de Serviço Social *
Pais educam, escolas ensinam: apregoa um velho provérbio.



O Cassilândianews não se responsabiliza por matérias assinadas

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)