Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Artigo do Manoel Afonso- Eleição:prestígio se transfere?

Manoel Afonso - 08 de abril de 2008 - 09:42

ELEIÇÃO: PRESTÍGIO SE TRANSFERE?

“Uma coisa é uma coisa...outra coisa é outra coisa”

Trata-se de uma questão de âmbito universal, comum a todos os homens que vivem no regime democrático. Se há alguém no poder, presume-se que haverá uma futura eleição e discute-se a influência do governante na vitória do seu candidato preferido.
Se não bastasse estarmos vivendo num ano de eleições municipais, o tema ganhou dimensão maiúscula devido as constantes provocações verbais do presidente Lula prometendo que seu candidato sairá vitorioso no pleito ainda distante de 2.010. Como lembra o ditado popular: “até lá muita água ainda vai correr debaixo da ponte”. À exemplo de Lula, muitos prefeitos de notória popularidade ancorada no bom desempenho administrativo, imaginam que poderão eleger facilmente o sucessor graças ao seu dedo mágico e ponto final.
Mas não é bem assim! Por todo o Brasil são comuns exemplos de prefeitos e governadores aprovados por maioria esmagadora da população, mas que não obtiveram sucesso na tentativa de eleger o sucessor. O mesmo eleitor que aprova o seu desempenho administrativo pode reprovar o perfil do candidato escolhido e os critérios que determinaram sua escolha. É a sabedoria popular fruto da percepção natural que diz: “uma coisa é uma coisa – outra coisa é outra coisa”.
Está mais que provado: o êxito da transferência de prestígio não depende exclusivamente do brilho do titular do mandato. Está sujeito a vários fatores, como o retrato atualizado do quadro político, o perfil do candidato que recebe o apoio e do potencial de seus adversários. O eleitor compara as qualidades do “padrinho” e do “candidato afilhado” e depois traça um paralelo entre o potencial desse último com os outros postulantes. É uma comparação que ocorre naturalmente ao longo da campanha eleitoral.
O eleitor de hoje recebe diariamente uma carga muito grande de informações, principalmente através de televisão. Por analogia começa a enxergar aspectos novos na política, ao contrário de antigamente, quando as oligarquias impunham candidatos escolhidos ao sabor dos interesses dos coronéis. O candidato escolhido pelo detentor do mandato, tem que ter qualidades próprias, pois do contrário, será como a terra ruim que não consegue germinar a boa semente.
Finalmente pode-se dizer que os conceitos de avaliação do eleitor mudaram nos últimos tempos. Ninguém tem mais tanto prestígio a ponto de pretender eleger um poste, mas é inegável que o uso da chamada máquina oficial (governo) pode ser decisivo dependendo do quadro eleitoral. Quanto à Lula, seria o caso de perguntar: “será mesmo que ele tem interesse de eleger seu sucessor”? Ele não é bobo. Sabe que há o risco da criação engolir o criador.


Manoel Afonso
Comentarista da TV. Record-MS
[email protected]










SIGA-NOS NO Google News