Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

08/04/2008 09:42

Artigo do Manoel Afonso- Eleição:prestígio se transfere?

Manoel Afonso

ELEIÇÃO: PRESTÍGIO SE TRANSFERE?

“Uma coisa é uma coisa...outra coisa é outra coisa”

Trata-se de uma questão de âmbito universal, comum a todos os homens que vivem no regime democrático. Se há alguém no poder, presume-se que haverá uma futura eleição e discute-se a influência do governante na vitória do seu candidato preferido.
Se não bastasse estarmos vivendo num ano de eleições municipais, o tema ganhou dimensão maiúscula devido as constantes provocações verbais do presidente Lula prometendo que seu candidato sairá vitorioso no pleito ainda distante de 2.010. Como lembra o ditado popular: “até lá muita água ainda vai correr debaixo da ponte”. À exemplo de Lula, muitos prefeitos de notória popularidade ancorada no bom desempenho administrativo, imaginam que poderão eleger facilmente o sucessor graças ao seu dedo mágico e ponto final.
Mas não é bem assim! Por todo o Brasil são comuns exemplos de prefeitos e governadores aprovados por maioria esmagadora da população, mas que não obtiveram sucesso na tentativa de eleger o sucessor. O mesmo eleitor que aprova o seu desempenho administrativo pode reprovar o perfil do candidato escolhido e os critérios que determinaram sua escolha. É a sabedoria popular fruto da percepção natural que diz: “uma coisa é uma coisa – outra coisa é outra coisa”.
Está mais que provado: o êxito da transferência de prestígio não depende exclusivamente do brilho do titular do mandato. Está sujeito a vários fatores, como o retrato atualizado do quadro político, o perfil do candidato que recebe o apoio e do potencial de seus adversários. O eleitor compara as qualidades do “padrinho” e do “candidato afilhado” e depois traça um paralelo entre o potencial desse último com os outros postulantes. É uma comparação que ocorre naturalmente ao longo da campanha eleitoral.
O eleitor de hoje recebe diariamente uma carga muito grande de informações, principalmente através de televisão. Por analogia começa a enxergar aspectos novos na política, ao contrário de antigamente, quando as oligarquias impunham candidatos escolhidos ao sabor dos interesses dos coronéis. O candidato escolhido pelo detentor do mandato, tem que ter qualidades próprias, pois do contrário, será como a terra ruim que não consegue germinar a boa semente.
Finalmente pode-se dizer que os conceitos de avaliação do eleitor mudaram nos últimos tempos. Ninguém tem mais tanto prestígio a ponto de pretender eleger um poste, mas é inegável que o uso da chamada máquina oficial (governo) pode ser decisivo dependendo do quadro eleitoral. Quanto à Lula, seria o caso de perguntar: “será mesmo que ele tem interesse de eleger seu sucessor”? Ele não é bobo. Sabe que há o risco da criação engolir o criador.


Manoel Afonso
Comentarista da TV. Record-MS
mcritica@terra.com.br










Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)