Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Artigo do dr. Paulo Rossetto: O mosquito e o elefante

Paulo H. Rossetto de Souza/delegado de Polícia - 04 de abril de 2008 - 10:45

Cassilândia News
Cassilândia News

Recentemente estamos assistindo a uma luta desleal entre o mosquito da dengue e o elefante da ignorância das pessoas, população e governo. Principalmente no Estado do Rio de Janeiro.
Desleal pois o mosquito da dengue, como todos sabemos, está em completa vantagem contra a raça humana, dita racional, inteligente.
Mas é justamente nesse estreito espaço entre o comodismo e a ignorância, entre a falta de vergonha na cara e irresponsabilidade dos seres humanos, que o mosquito da dengue aproveita para tirar vantagem.
Enquanto o povo e governo trocam acusações, o mosquito da dengue deita e rola.
Enquanto as discussões e teses sobre o melhor método para combater a dengue se estendem por dias, meses e anos; enquanto se discute de quem é a culpa, o mosquito da dengue faz mais uma vítima mortal.
Pessoas estão morrendo bem na frente do nariz de todos, e as pessoas ainda discutem de quem é a culpa. O que poderia ter sido feito? Não é hora para isso.
O momento é de combater o mosquito da dengue com todas as armas.
A coisa mais absurda nessa história, é que para combater o mosquito, uma das medidas mais eficazes é não deixar água limpa parada. Não demanda investimentos milIonários de prevenção.
O momento é para tomarmos vergonha na cara, pois a própria população têm a solução ao alcance das mãos, de maneira barata e eficaz. Basta não deixar água limpa parada.
Os governos federal, estadual e municipal, precisam fazer a parte deles, com certeza!
Precisam investir em conscientização e educação da população, em limpeza das áreas públicas, melhorar o sistema de saúde, coleta de lixo, etc.
Mas a população também pode fazer a parte dela. É um absurdo que mesmo diante desse quadro, os Agentes de Saúde ainda encontrem pessoas que não permitem a entrada em sua casa, e o que é pior, que ainda encontrem focos de criadouro do mosquito dentro das casas, facilmente visíveis.
Mais uma vez, a ignorância de todos faz com que um mosquito ganhe a luta contra um elefante.
Vamos reagir.

SIGA-NOS NO Google News