Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

16/03/2011 12:38

Artigo: Dilemas Éticos

Geovani Németh-Torres é membro do Rotaract Club de Lavras

Na Semana Mundial de Rotaract Club, rotaractianos de todo o Brasil criaram o site http://semanaetica.org para debater sobre a importante questão da Ética.

Este termo vem do Grego, “Ethos”, e significa nosso modo de ser e agir. É uma das palavras mais presentes em nosso vocabulário e, quando associada a valores de um código moral, considera-se o homem ético aquele que é bom, que age bem.

Há princípios morais universais e permanentes, isto é, padrões invariáveis de comportamento, incluindo uma série de crenças morais que são compartilhadas por todas as culturas conhecidas. O antropólogo americano Donald Brown chegou a listar mais de trezentos casos em seu livro “Universais humanos”, o que sem dúvida foi uma ducha de água fria no relativismo cultural imperante nas Ciências Sociais. Quer dizer, querendo ou não, há algo de absoluto na ética humana, existe sim o Certo e o Errado.

Por outro lado, há os dilemas éticos, aquelas situações de confronto em que devemos optar por um princípio em detrimento de outro. Nestes casos, as pessoas precisam ter atribuições claras daquilo que consideram ético se desejam ser indivíduos íntegros. A palavra “integridade” significa que nossos valores éticos são incorruptíveis – eles estão coerentes um com os outros como um todo. É algo muito poderoso saber em que nós acreditamos e porque acreditamos – e este último é ainda mais importante.

A obtenção dessa coerência ética deve ser uma tarefa fundamental de todos os homens e mulheres inteligentes. A partir disto um professor de Filosofia levantou o seguinte problema a ser discutido por seus alunos.
Nessa situação fictícia, há 5 pessoas: um Rapaz (R), uma Moça (M), um Amigo (A) de ambos, um Barqueiro (B) e um Estranho (E). “O Rapaz e a Moça se amam. Eles estão separados por um rio e o único meio de se reunirem é a Moça comprar uma passagem com o Barqueiro. O Barqueiro normalmente cobra $100 para atravessar o rio, mas ao saber que a Moça quer se reunir com o Rapaz, ele passa a cobrar $200. A Moça só tem $100. Um Estranho se aproxima e oferece $100 para a Moça fazer sexo com ele. A Moça aceita, faz o negócio e recebe $100. A Moça paga o Barqueiro e se reúne com o Rapaz. Eles ficam muito felizes juntos, mas alguns dias depois, um Amigo descobre tudo e conta ao Rapaz. O Rapaz termina a relação e a Moça fica devastada”. Todos cometeram infrações morais, certo? Agora coloque as 5 pessoas (R, M, B, E, A) em ordem do “melhor” para o “pior” em termos de sua ética. Há 120 combinações possíveis, qual aquela que você escolhe?

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)