Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Artigo: Dilemas Éticos

Geovani Németh-Torres é membro do Rotaract Club de Lavras - 16 de março de 2011 - 12:38

Na Semana Mundial de Rotaract Club, rotaractianos de todo o Brasil criaram o site http://semanaetica.org para debater sobre a importante questão da Ética.

Este termo vem do Grego, “Ethos”, e significa nosso modo de ser e agir. É uma das palavras mais presentes em nosso vocabulário e, quando associada a valores de um código moral, considera-se o homem ético aquele que é bom, que age bem.

Há princípios morais universais e permanentes, isto é, padrões invariáveis de comportamento, incluindo uma série de crenças morais que são compartilhadas por todas as culturas conhecidas. O antropólogo americano Donald Brown chegou a listar mais de trezentos casos em seu livro “Universais humanos”, o que sem dúvida foi uma ducha de água fria no relativismo cultural imperante nas Ciências Sociais. Quer dizer, querendo ou não, há algo de absoluto na ética humana, existe sim o Certo e o Errado.

Por outro lado, há os dilemas éticos, aquelas situações de confronto em que devemos optar por um princípio em detrimento de outro. Nestes casos, as pessoas precisam ter atribuições claras daquilo que consideram ético se desejam ser indivíduos íntegros. A palavra “integridade” significa que nossos valores éticos são incorruptíveis – eles estão coerentes um com os outros como um todo. É algo muito poderoso saber em que nós acreditamos e porque acreditamos – e este último é ainda mais importante.

A obtenção dessa coerência ética deve ser uma tarefa fundamental de todos os homens e mulheres inteligentes. A partir disto um professor de Filosofia levantou o seguinte problema a ser discutido por seus alunos.
Nessa situação fictícia, há 5 pessoas: um Rapaz (R), uma Moça (M), um Amigo (A) de ambos, um Barqueiro (B) e um Estranho (E). “O Rapaz e a Moça se amam. Eles estão separados por um rio e o único meio de se reunirem é a Moça comprar uma passagem com o Barqueiro. O Barqueiro normalmente cobra $100 para atravessar o rio, mas ao saber que a Moça quer se reunir com o Rapaz, ele passa a cobrar $200. A Moça só tem $100. Um Estranho se aproxima e oferece $100 para a Moça fazer sexo com ele. A Moça aceita, faz o negócio e recebe $100. A Moça paga o Barqueiro e se reúne com o Rapaz. Eles ficam muito felizes juntos, mas alguns dias depois, um Amigo descobre tudo e conta ao Rapaz. O Rapaz termina a relação e a Moça fica devastada”. Todos cometeram infrações morais, certo? Agora coloque as 5 pessoas (R, M, B, E, A) em ordem do “melhor” para o “pior” em termos de sua ética. Há 120 combinações possíveis, qual aquela que você escolhe?

SIGA-NOS NO Google News