Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

26/02/2009 09:06

Artigo: Dia do Rotariano e do Voluntário Internacional

Márcio Medeiros*

Segunda-Feira, dia 23 de fevereiro, foi comemorado o Dia Nacional do Rotariano. Através de Lei Federal, de número 6.843, do dia três de novembro de 1980, foi instituído o Dia Nacional do Rotary no Brasil, comemorado sempre no dia 23 de fevereiro, em razão de ser esse o dia da fundação do Rotary International, no ano de 1905, ou seja, em 2009 o Rotary International completou 104 anos de existência, sendo a primeira e maior Organização Não Governamental (ONG) no Mundo, presente em 208 Países com 1,4 milhão de sócios. Motivo de orgulho para qualquer rotariano que tem muitas razões para comemorar a data, e não deixar passar despercebida junto a comunidade local onde está inserido.

A cidade de Marília conta com sete clubes rotários, Bauru com seis, Presidente Prudente com nove, sendo os maiores centros rotários da região do Distrito 4510 do Rotary International, em todo o centro-oeste paulista que conta com 66 clubes com 1,5 mil rotarianos. Não tenho dúvidas de que seja, também, a maior organização na nossa região em número de clubes e de pessoas. Isso quer dizer que 38 cidades contam com voluntários com grande potencial de apoio na comunidade, por terem como missão: servir ao próximo, difundir altos padrões éticos e promover a boa vontade, paz e compreensão mundial por meio da consolidação de boas relações entre líderes profissionais, empresariais e comunitários.

Quando o advogado norte-americano Paul Harris, o fundador do Rotary International, estabeleceu o primeiro clube com outros três homens de negócios, em Chicago: Silvéster Schile (comerciante de carvão), Gustavus Loehr (engenheiro de minas) e Hiram Shorey (alfaiate), jamais ele poderia imaginar a grandiosidade que chegaria esta organização e a força instituída pelos voluntários que fazem parte desta instituição que se preocupa com a humanidade num todo, tendo as presenças de personalidades mundiais como rotarianos: Sir Winston Churchill, Primeiro-ministro da Inglaterra; Neil Armstrong, Astronauta e primeiro homem a pisar na lua; Walt Disney, Cineasta; Thomas A. Edison, Inventor, ou então brasileiros como: Antônio Ermírio de Moraes, Presidente do Grupo Votorantim; José de Alencar, Vice-Presidente da República; Jucelino Kubitschek, Ex-presidente da República; Mário Covas, Ex-Governador do Estado de São Paulo, dentre outros que fizeram ou fazem parte desta organização centenária. Pode parecer utopia, mas quando falamos de Paz e Compreensão Mundial, estamos falando da nossa paz individual. A Paz na comunidade que vivemos, pois, havendo a Paz onde o Rotary estiver, a maioria dos Países estarão em Paz, porque não existe uma instituição presente em mais nações do que o Rotary está, e desta forma, é o Rotary a única entidade capaz de promover a Paz no Mundo, pois foi do Rotary que nasceu a Organização das Nações Unidas (ONU).

Os 1,5 mil rotarianos de nossa região devem se orgulhar em fazerem parte do Rotary International. São milhares de campanhas organizadas, em organização e em planejamento... São atividades, ações, programas, projetos, e tantos outros trabalhos voluntários que empresários e profissionais liberais, se unem e colocam as atividades profissionais que dominam em favor de programas e projetos rotários. O formato na arrecadação de recursos, existe das mais diversas formas e todas elas são benéficas, porque sempre alguma instituição carente será auxiliada. O rotariano trabalha para a comunidade, através do Rotary Club, de forma coletiva, pois, normalmente sozinho a força será enfraquecida. Quando um jornalista se une com advogados, médicos, engenheiros, arquitetos, empresários, educadores, e tantos outros profissionais, uma atividade vai completando a outra em favor de uma determinada campanha planejada e articulada dentro de um Rotary Club.

Eu seria capaz de enumerar centenas de ações que os rotarianos desenvolvem no Mundo, no Brasil e na nossa região. A nossa essência é unir conhecimento, vontade, disponibilidade de tempo e principalmente a satisfação de ajudar a comunidade a crescer e se desenvolver. Normalmente o rotariano é atarefado, super compromissado profissionalmente, de família numerosa e com grandes laços de amizade. O que adianta ter tudo isso, e não utilizar essas qualidades em favor da comunidade em que faz parte? O que adianta ter sucesso profissional, intelectual, social e familiar, conseguidos na sociedade e devidamente reconhecida por ela de alguma forma, se não nos colocarmos em favor de programas e projetos que beneficiem a própria comunidade em que está inserido? Sendo através da sociedade que se conseguiu tudo isso, nada mais justo, que devolver esse conhecimento processado e melhorado, em trabalhos voluntários para a comunidade.

Não consigo visualizar sucesso de uma pessoa, sem ser compartilhado. Não consigo imaginar um líder, admirado numa comunidade, se ele não der o exemplo de ajudar o próximo. Como ser reconhecido como ser humano, se não fizermos trabalhos em favor do ser humano. É pensando assim que defendo a necessidade dos rotarianos serem mais compreendidos na comunidade, que pouco utiliza o potencial rotário existente nas cidades onde estão presentes. As confusões de interpretações são de dentro pra fora e de fora para dentro, ou seja, os rotarianos se posicionam de forma insegura, enquanto que a comunidade observa os rotarianos de forma incompleta. Essa duas pontas precisam alinhar conceitos, visões e desejos, pois uma precisa da outra.

O Rotary International para crescer precisa continuar com o trabalho conceitual, mas precisa ser mais contundente em mostrar suas obras e realizações. Jesus Cristo, a maior personalidade de todos os tempos, nos ensinou que é preciso explicar e mostrar. Se Ele ficasse pregando a Paz somente na oratória no pé da montanha, não teria convencido a humanidade como convenceu. Se Ele não tivesse mostrado através dos milagres, a força que tinha com a presença e com as palavras, talvez Ele não seria o que é. Os rotarianos precisam mostrar suas obras, através da Fundação Rotária, para que a comunidade dê o devido valor de contar com uma organização deste potencial, pois, são tantas as obras conquistadas pelo Rotary ao longo dos 104 anos, que alguns rotarianos e a população em geral desconhecem. Em nossa região há 73 anos estamos presentes na comunidade. Escolas, Centros Comunitários, estradas, ruas, vilas, Centros de Saúde, equipamentos dos mais diversos e assistência a instituições sociais diversificadas são algumas das bases de realizações dos rotarianos na região.

Nunca é demais dizer que: ser rotariano não é fazer filantropia, assistencialismo ou beneficência. Ser rotariano é colocar os nossos conhecimentos profissionais em favor de programas e projetos que beneficiarão a comunidade. Essa é uma confusão complexa, mas que é preciso sempre lembrar. Nada melhor do que lembrar no mês, ou na semana em que se comemora o Dia Nacional do Rotary.

*Márcio C Medeiros, é radialista e jornalista, sócio do Rotary Club Marília Pioneiro

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)