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Artigo de Rogério Cogo: competitividade

Rogério Cogo* - 05 de maio de 2008 - 09:10

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO EMPRESARIAL NA BUSCA DA VANTAGEM COMPETITIVA DIANTE DA CONCORRÊNCIA.

* Rogério Cogo

Hoje, estaremos focando um tema bastante abrangente e até certo ponto polêmico para alguns profissionais conservadores: a utilidade dos sistemas de informação na estrutura das empresas. Buscaremos englobar conceitos e definições referentes à abordagem tecnológica, a evolução dos sistemas de informação e seu enfoque gerencial voltado à área decisória das empresas. Por fim, pretendemos realçar a contribuição empresarial que o referido sistema pode trazer às empresas, agindo como uma ferramenta facilitadora do processo operacional em busca da tão almejada vantagem competitiva diante da concorrência.
De um modo geral, estamos presenciando o atual avanço tecnológico pelo qual passa a estrutura organizacional brasileira. A globalização como meio de informação, proporcionou um crescimento considerável na área da informação tecnológica, haja vista que nos dias de hoje, por intermédio da Internet, inúmeros usuários se comunicam em tempo real, possibilitando um extenso fluxo de informações que, se bem trabalhado, pode agregar benefícios entre as partes envolvidas.
A evolução tecnológica e a necessidade de se criar ou incrementar técnicas já existentes no atendimento às necessidades do consumidor, constroem um novo modelo profissional onde a busca por resultados cada vez mais favoráveis, condiciona as empresas a vislumbrarem caminhos e mecanismos diferentes do ambiente competitivo de outros períodos.
No entanto, vemos em muitas oportunidades no atual panorama competitivo uma tecnologia da informação que não é devidamente explorada e, por conseqüência, não valorizada por inúmeras empresas. Em síntese, vemos sistemas requintados demais em algumas estruturas empresariais e inúmeros sistemas já ultrapassados, sem utilidade em algumas empresas.
A necessidade de implantação e o aperfeiçoamento dos sistemas de informação passam a ser cada vez mais via de mão única para o sucesso das ações e estratégias empresariais.
As empresas mais ágeis e que conseguirem estabelecer um novo tipo de relacionamento produto-consumidor, através do uso de informações, eliminando intermediações e utilizando-se de flexibilidade, terão maior probabilidade de êxito no âmbito da obtenção da vantagem competitiva.
Inclusive, alguns autores renomados ratificam nossos comentários. OLIVEIRA (1993:39) conceitua o Sistema de Informações Gerenciais como sendo: “o processo de transformação de dados em informações que são utilizadas na estrutura decisória da empresa, bem como proporcionam a sustentação administrativa para otimizar os resultados esperados”.
Por sua vez, REZENDE (2003:55), afirma que: “(...) o modelo e a forma de gestão estão intimamente ligados aos Sistemas de Informação, influenciando e fazendo-se influenciar na empresa”.
No cotidiano, inúmeras informações externas que chegam às empresas são aleatórias e devem ser filtradas em seus níveis funcionais, ressaltando-se que todo o sistema de informação gerencial deve ser um facilitador do processo operacional dessas empresas, não devendo apenas mensurar ou controlar resultados e sim, colaborar no tão complexo processo de tomada de decisões, tendo possibilidade, por meio de ações corretivas, de atingir a esperada vantagem competitiva perante a concorrência.
Os sistemas de informações gerenciais são ferramentas essenciais de apoio à tomada de decisões e sua perfeita, apesar de complexa utilização, influencia positivamente na qualidade das ações estratégicas do mais alto nível decisório das empresas, e concomitantemente no desempenho e atuação das mesmas.
Portanto, é indispensável que os sistemas gerem dados fidedignos que por conseqüência possam servir de informações úteis aos interesses operacionais e estratégicos empresariais.
É de suma relevância mencionar o crescimento que a tecnologia de informação proporciona às empresas, adquirindo destaque estratégico e tornando-se ferramenta fundamental para a alavancagem das atividades nas empresas. Cabem as empresas no ambiente globalizado, alinharem a postura da função informação em sincronia com a visão da empresa, condicionando e adequando as informações disponibilizadas de acordo com as necessidades de seus clientes e usuários.

Pense nisso e busque colocar em prática!

*ROGERIO COGO é Administrador de Empresas, Consultor Empresarial, Mestre em Estratégias Organizacionais, Pós Graduado em Gestão Empresarial, Gerente de Gestão e Planejamento e Coordenador Pedagógico do Curso de Administração das Faculdades Integradas de Cassilândia-FIC.

REFERÊNCIAS:
OLIVEIRA, D. P. R. Sistemas de Informações Gerenciais. 2º Edição. São Paulo: Atlas, 1993.

REZENDE, D. A. e ABREU, A. F. Tecnologia da Informação - Aplicada a Sistemas de Informação Empresariais. 3° Edição. São Paulo: Atlas, 2003.


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