Cassilândia, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

13/10/2008 16:24

Artigo de Paulo Afonso: Eleições, A Festa da Democracia

Paulo Adaias Carvalho Afonso

A maioria das cidades do Brasil vive um momento de “ressaca”, do que deveria ser a maior festa da democracia: as eleições. Como será necessária a realização de segundo turno em apenas poucas cidades do Brasil, o assunto mais corrente nas demais é imaginar como será a próxima Administração Municipal.
Esse interesse do povo nos rumos do governo demonstra o desenvolvimento da cultura política do brasileiro. Não se pode negar que ainda existe um caminho longo a ser percorrido, mas também não se pode esquecer que a democracia brasileira ainda é muito nova; já que até 1.985 os cidadãos ainda lutavam por eleições diretas.
Essa idéia deve ser ressaltada, porque existem muitos que imaginam os políticos como pessoas privilegiadas, que devem ser temidas. Na realidade, deveriam vê-los como “servidores públicos”, na acepção mais ampla que se pode dar à palavra.

Ao adotar a democracia como forma de governo, o Brasil deixa clara a intenção de ser governado “pelo povo” e “para o povo”. Ante à impossibilidade de que todos se manifestem a cada decisão política, o sistema determina que o povo escolha seus representantes, delegando um poder que, originariamente, é seu: governar.
É importante que esta consciência atinja também os eleitos, a fim de que administrem o patrimônio público de forma a atender aos anseios do povo e não aos seus próprios, já que nem sempre serão coincidentes.
Não se pode esquecer que todo político é humano e suas análises das situações cotidianas sempre carregam uma carga de subjetividade enorme. Assim sendo, sua tarefa se torna mais árdua, pois não governa apenas para aqueles que votaram nele, mas para toda a coletividade, portanto deverá privilegiar aquilo que todo o povo deseja, sem deixar de lado a responsabilidade com os ideais estabelecidos durante sua campanha.
Desta forma, a torcida é para que o interesse pela política, tanto de eleitores quanto de candidatos, aumente a cada dia. Só assim a democracia brasileira caminhará para soluções concretas dos problemas que o povo enfrenta todos os dias.

Em dois anos, virão novas eleições; para Presidente da República, Governador Estadual, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual. Não importa a tarefa futura – se votar ou ser votado –, os interessados têm esse tempo todo para se preparar e vigiar cada vez mais aqueles que já ocupam o poder.





Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Quinta, 01 de Dezembro de 2016
11:00
Mundo Fitness
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)