Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Artigo de Maria Sobrinho: " Eu sou Preconceituosa?"

28 de novembro de 2011 - 16:35

Artigo publicado pelo Cassilandianews dia 24 de janeiro de 2009 de autoria de Maria Aparecida Sobrinho, que faleceu hoje em Barretos

Artigo de Maria Sobrinho: \" Eu sou Preconceituosa?\"
Sábado, 24 de Janeiro de 2009 08:33
Maria Sobrinho

Não me considero absolutamente isenta de preconceito, mas me esforço todos os dias para tal. Não acho que preconceito seja bom. A palavra já diz que é um conceito antecipado e sem reflexão.
É bom que tenhamos senso critico para não embarcar nos modismos ou seguir a opinião da maioria. Como cidadã eu tenho direito de expressar o que penso, mesmo que isso seja contrario o pensamento das pessoas, contanto que eu não faça de forma ofensiva lembrando sempre que os direitos das pessoas devem ser respeitados em primeiro lugar. Acredito que Cada modo de vida é especial e único
Mas o que seria o senso critico isento de preconceito? Vamos utilizar o exemplo de um restaurante para melhor explicar esta questão; um restaurante normalmente possui alas de fumantes e não fumantes e isto analisado de maneira rápida e fria seria uma medida discriminatória porque impede a permanência de um individuo em determinado ambiente devido a um comportamento por ele apresentado, mas pense comigo as pessoas tem o direito de fumar, mas quem não fuma tem o direito de não querer inalar a fumaça, isto demonstra que os direitos de um começam onde terminam os de outro.

Estas são questões muito complexas vejamos outra situação extremamente complicada; os homossexuais lutam pelo direito de se beijar em publico, mas muitos pais de família não gostariam que seus filhos ou famílias tivessem de presenciar estas cenas, tendo em vista que elas vão contra a bagagem cultural e religiosa desta família.
O que devemos fazer? Dizer que a família e preconceituosa? Isso seria simplista, pois não estamos falando de pessoas de má índole, mas sim de pessoas boas, no entanto conservadoras e assim como todas as pessoas no mundo, tem o direito de preservar sua cultura e religiosidade. Então devemos acusar os homossexuais de lascívia e impedir que eles manifestem carinho em publico? De forma alguma as pessoas também têm o direito de serem livres para expressar tudo que desejam especialmente carinho e afeto,

Eu particularmente acredito que devemos ponderar com muita calma antes de fazer qualquer juízo em qualquer situação. Vivemos em um tempo onde as pessoas cada vez mais querem quebrar barreiras de comportamento alegando que a sociedade as reprime ou que estão sendo vitimas de alguma forma de preconceito, mas temos de ser cautelosos muito cautelosos para não transformar a bandeira da liberdade em bandeira da libertinagem como, por exemplo, No jornal há poucos dias, na Europa alguns casais lutavam pelo direito de fazer sexo em publico nos parques e praças municipais.


. Outro exemplo é a cota de negros nas faculdades medida criada para combater o preconceito e a discriminação contra a “raça negra” aqui colocada entre aspas, porque genericamente falando os seres humanos são todos iguais. Classificação do indivíduo tomando por base a tonalidade de sua pele se negra, obterá vantagem sobre o candidato de cor branca. Não acho correto classificar um indivíduo tomando por base a tonalidade da sua pele, isso pra mim nada mais é do que simples e pura discriminação. Não se pode combater violência com violência discriminação com discriminação. A universidade é um direito de todo cidadão, independente de sua cor, raça ou religião.


SIGA-NOS NO Google News