Cassilândia, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

24/01/2009 08:33

Artigo de Maria Sobrinho: " Eu sou Preconceituosa?"

Maria Sobrinho

Não me considero absolutamente isenta de preconceito, mas me esforço todos os dias para tal. Não acho que preconceito seja bom. A palavra já diz que é um conceito antecipado e sem reflexão.
É bom que tenhamos senso critico para não embarcar nos modismos ou seguir a opinião da maioria. Como cidadã eu tenho direito de expressar o que penso, mesmo que isso seja contrario o pensamento das pessoas, contanto que eu não faça de forma ofensiva lembrando sempre que os direitos das pessoas devem ser respeitados em primeiro lugar. Acredito que Cada modo de vida é especial e único
Mas o que seria o senso critico isento de preconceito? Vamos utilizar o exemplo de um restaurante para melhor explicar esta questão; um restaurante normalmente possui alas de fumantes e não fumantes e isto analisado de maneira rápida e fria seria uma medida discriminatória porque impede a permanência de um individuo em determinado ambiente devido a um comportamento por ele apresentado, mas pense comigo as pessoas tem o direito de fumar, mas quem não fuma tem o direito de não querer inalar a fumaça, isto demonstra que os direitos de um começam onde terminam os de outro.

Estas são questões muito complexas vejamos outra situação extremamente complicada; os homossexuais lutam pelo direito de se beijar em publico, mas muitos pais de família não gostariam que seus filhos ou famílias tivessem de presenciar estas cenas, tendo em vista que elas vão contra a bagagem cultural e religiosa desta família.
O que devemos fazer? Dizer que a família e preconceituosa? Isso seria simplista, pois não estamos falando de pessoas de má índole, mas sim de pessoas boas, no entanto conservadoras e assim como todas as pessoas no mundo, tem o direito de preservar sua cultura e religiosidade. Então devemos acusar os homossexuais de lascívia e impedir que eles manifestem carinho em publico? De forma alguma as pessoas também têm o direito de serem livres para expressar tudo que desejam especialmente carinho e afeto,

Eu particularmente acredito que devemos ponderar com muita calma antes de fazer qualquer juízo em qualquer situação. Vivemos em um tempo onde as pessoas cada vez mais querem quebrar barreiras de comportamento alegando que a sociedade as reprime ou que estão sendo vitimas de alguma forma de preconceito, mas temos de ser cautelosos muito cautelosos para não transformar a bandeira da liberdade em bandeira da libertinagem como, por exemplo, No jornal há poucos dias, na Europa alguns casais lutavam pelo direito de fazer sexo em publico nos parques e praças municipais.


. Outro exemplo é a cota de negros nas faculdades medida criada para combater o preconceito e a discriminação contra a “raça negra” aqui colocada entre aspas, porque genericamente falando os seres humanos são todos iguais. Classificação do indivíduo tomando por base a tonalidade de sua pele se negra, obterá vantagem sobre o candidato de cor branca. Não acho correto classificar um indivíduo tomando por base a tonalidade da sua pele, isso pra mim nada mais é do que simples e pura discriminação. Não se pode combater violência com violência discriminação com discriminação. A universidade é um direito de todo cidadão, independente de sua cor, raça ou religião.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 11 de Dezembro de 2016
06:04
Fotogaleria
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)