Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

22/07/2008 19:08

Artigo de Manoel Afonso sobre as eleições

Manoel Afonso

Cruz credo! O Brasil parece o Corinthians que joga futebol de segunda divisão e posa como se estivesse na divisão de elite. No caso do nosso país, quer se sentar junto com as nações do Primeiro Mundo, mas não consegue eliminar o analfabetismo. Os dados divulgados recentemente derrubam a retórica otimista do Governo – na base do “Nunca, antes..” Se os eleitores analfabetos são maioria em 17 por cento (936) das cidades (5.563) brasileiras, existem razões de sobra para se preocupar.
Esses eleitores, considerados “de cabresto” habitam os “currais” que elegerão vereadores e prefeitos sem ter tido reais condições de avaliar corretamente os perfis e propostas dos postulantes. Votarão pelo simples ato de votar, em agradecimento pelo benefício de algum programa assistencialista como o Bolsa Família, por alguma recompensa prometida ou ainda pela indução provocada pela propaganda enganosa. Assim estarão elegendo vereadores e prefeitos despreparados que poderão fazer a diferença nas eleições de 2.010, quando serão escolhidos os seus deputados, senadores, governador e o sucessor de Lula. Não há como separar uma eleição da seguinte. Uma é conseqüência da outra.
Um bom exemplo é o “glorioso” Estado de Alagoas. Lá, nada menos que 63% do eleitorado são constituídos de eleitores analfabetos. Aliás, na Paraíba, Pernambuco e Piauí esse índice chega a 53%. Nestes Estados o analfabetismo não é problema para a classe política. É a solução! Fica muito mais fácil a conquista ou compra do voto pelos coronéis de plantão. Afinal, eleitor esclarecido, aquele que os candidatos consideram chato porque questiona muito e não se verga, é artigo raro por aquelas bandas.
Lamentável é ter que admitir essa triste verdade quando o Lula ronca grosso pelo mundo afora, dizendo que finalmente o Brasil deu certo e que serve de modelo em algumas áreas. A volta triunfal do famoso Severino, apoiado por Lula, como prefeito de sua João Alfredo, é um atestado inequívoco, insofismável da força do analfabetismo.
Como se diz: pobre país cujo eleitor ainda assina com a impressão digital do polegar. Como o Corinthians, um dia o Brasil chega lá!


Manoel Afonso

Comentarista da TV.Record-MS.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)