Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

17/12/2009 07:01

Artigo de Manoel Afonso: Ingratidão & Ingratos

Manoel Afonso*

“O pior dos defeitos é a ingratidão, que despreza e apedreja hoje, quem o beneficiou ontem”. A frase de Torres Pastorino define bem e acerta no alvo. Exemplo perfeito: o episódio do motorista do veículo atolado na lama – que pede ajuda às pessoas que caminhavam pela estrada, com promessa de dar-lhes carona; mas após sair do atoleiro, acelera o carro, vai embora só e não cumpre a promessa.
Na estrada da vida os “atoleiros” são freqüentes e quase sempre precisamos da ajuda de alguém para sair deles. É assim em todas as atividades profissionais e nas mais diferentes situações ou surpresas que a vida nos impõe. A mão amiga parece cair do céu e como num passe mágica respiramos aliviados e reconhecemos a importância daquela ajuda providencial. Mas esse sentimento não deve ser transitório, sujeito a novas influências. Ele deve ficar cravado nas nossas mentes, em nossos corações, para que possamos – se preciso for – reconhecer e retribuir com a mesma grandeza e desprendimento. Ora! Amor com amor se paga! Não é assim que nos ensinaram?

Lembro: a ingratidão vem longe! Na velha Bíblia existem referências a esse sentimento (ou conduta). Também em outros livros sagrados, pilares de várias religiões, ela não é esquecida. Em nosso Código Civil – que recebeu originalmente forte influência de Roma - a ingratidão é punida severamente. Caso por exemplo daquele donatário ingrato com o benfeitor lhe ajudou através da doação de um bem qualquer.
Entender a ingratidão – quando somos vítimas dela - normalmente é difícil. Quase traumática! Fazemos um exercício danado de imaginação, buscamos fatos lá atrás, personagens ou situações que possam de alguma forma fornecer subsídios que nos levem a descoberta real da causa. Mas nem sempre se tem êxito nesta tentativa, pois a atitude ingrata deriva da falta de caráter, que é pode ser entendida também como desonestidade e... ponto final!
Infelizmente nos dias atuais, na busca pelo sucesso profissional-financeiro, novos rótulos de comportamento vão ganhando espaço, desprezando a postura da gratidão, como se ela fosse página virada, incompatível com a realidade. A ingratidão está solta em todos os segmentos: nos esportes, na política, na advocacia, na medicina, no comércio de modo geral e em todas as relações humanas.
Os ingratos – insensíveis aos danos que causam, seguem garbosos em seus carros reluzentes pela estrada, indiferentes aos que estão à margem dela, mesmo sendo aqueles benfeitores que o ajudaram. Mas o que os ingratos não podem esquecer é que a vida é uma via de duas mãos.

Que pensem nisso!
É questão de travesseiro...


Manoel Afonso*

(TV.MS.RECORD)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)