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Artigo: Conquistar Clientes Nunca é Demais

Soeli de Oliveira - 08 de janeiro de 2010 - 06:50

Independentemente do ramo de atividade ou porte da empresa, é necessário conquistar e manter clientes, e sempre que possível transformá-los em fãs.



Nos relacionamentos comerciais, assim como em qualquer relacionamento humano, é possível que haja conflitos, porém, mesmo sabendo que nem sempre o cliente tem razão, dizer isso para ele não é o melhor caminho.



Cada contato com o cliente é um “momento da verdade” em que o mesmo registra uma impressão favorável ou desfavorável sobre a empresa. Cada contato é uma oportunidade para a empresa mostrar a sua competência e o quanto ela valoriza os seus clientes através da sua presteza, cordialidade, agilidade, confiabilidade, educação e simpatia no atendimento.



Outros fatores que comunicam nossa preocupação com a satisfação dos clientes são as evidências físicas, tais como: instalações, equipamentos, sinalização, uniforme dos funcionários, equipamentos de segurança, estacionamento, sala de espera confortável com água gelada, chás, cafezinho, pote de bala de boa qualidade, jornais e revistas atualizados, rampas de acesso, banheiros limpos e adaptados para deficientes físicos, sem falar no sabonete líquido, papel toalha, espelhos, etc.



Infelizmente, se observa que algumas empresas atuam com olhos voltados apenas para seus produtos e serviços e há algumas até mais atrasadas ainda, voltadas somente para si mesmas.



Considerando o acirramento da concorrência e a elevação dos custos das mídias para levar a empresa para dentro das casas, mentes e corações dos clientes, o marketing de relacionamento constitui excelente alternativa para as micro e pequenas empresas estreitarem os laços com os clientes. Além disso, através dele podemos estabelecer uma melhor comunicação, customizando as mensagens para cada cliente ou grupo deles, ao invés de apelos genéricos.



O marketing de massa, além de caro, pode não ser tão eficiente. Uma locadora ou padaria de bairro, por exemplo, estaria colocando dinheiro fora se fizesse anúncio no maior jornal da cidade.



Sem dúvida alguma, a menor distância entre dois pontos é uma linha reta. Podemos atingir nossos objetivos mercadológicos mais rapidamente e com menos investimentos, utilizando as ferramentas de marketing direto, tais como: catálogos, encartes, mala direta, telemarketing, e-mail marketing, “newsletter” dirigido, torpedos sms e anúncios de respostas direta em rádio ou TV, ente outros. Crie, invente, faça diferente. A criatividade em propaganda não tem limites.



Soeli de Oliveira é Consultora e Palestrante do Instituto Tecnológico de Negócios nas áreas de Varejo,Vendas, Motivação e Atendimento - E-mail: [email protected] - Novo Hamburgo – RS

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