Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

08/08/2009 08:33

Artigo: Como Fidelizar Clientes?

Soeli de Oliveira*

Por que esta pergunta é facil de fazer, mas difícil de responder?

A razão está na dificuldade para responder outras perguntas. O que é mais importante no processo de fidelização de clientes: o produto? Os serviços? A comunicação? O relacionamento?

O básico esperado são os produtos e serviços de qualidade. Essa é a condição para ser lembrado e ter chance para participar da mesa de negociações.

A comunicação é quase sempre a primeira a ser cortada quando não se têm ou faltam recursos. É um dos pontos-chave para o sucesso dos negócios, pois como o mercado vai saber que existimos? Quão bons somos e quais os nossos diferenciais?

Como os produtos, marcas e até os pontos de venda ficam a cada dia mais parecidos, as vantagens competitivas, principalmente no varejo, são criadas através dos serviços agregados e pela experiência de compra. Aí reside a causa dos sonhos desfeitos de tantos empreendedores. Hoje não basta abrir uma porta em uma avenida movimentada, encher uma sala de mercadorias e contratar atendentes com a menor expectativa salarial. Produtos estão em toda parte e estão super ofertados, hoje os clientes valorizam a experiência da compra.

Quando se fala em produtos, serviços, comunicação e relacionamento, logo se tem uma idéia formada do que cada um significa.

Produto é o que vendemos.

Comunicação pode ser definida como a forma que utilizamos para chamar a atenção dos potenciais clientes para o nosso negócio.

Relacionamento é a maneira como tratamos os clientes.

Mas, e os serviços?

Serviços abrangem cinco pontos muito importantes:

1. Design. É a cara do negócio. O formato, as cores, a logomarca, o visual da loja em todos os seus detalhes, que incluem a fachada, vitrines, layout, limpeza, organização, e mais a iluminação.

2. Atendimento. É reconhecer que os clientes são a razão de ser de nosso negócio. É recebê-los com todo carinho e atenção que merecem.

3. Conveniência. É tornar fácil para os clientes. Tudo que diminui o esforço e o tempo sempre é bem-vindo. Localização, agilidade, ambiente climatizado, estacionamento, tele-entrega, instalação...

4. Emoções. É proporcionar clima contagiante de alegria, música e sensações olfativas, gerar condições para que as pessoas se divirtam. Pesquisas sérias já demonstraram que pessoas mais emocionais, que riem e choram com mais freqüência tem mais amigos e facilidade para conquistar clientes.

5. Consultoria. “Vende-dor” está fora de moda. Agora é a hora e a vez dos consultores em vendas. Isso significa descobrir e apresentar as melhores soluções para os problemas dos clientes. Também é ter condição de educar, orientando sobre os seus produtos, a maneira de usá-los e conservá-los melhor, e até mesmo sobre a sua origem, composição e processo de fabricação.

O vendedor é a “empresa”. É com ele que o cliente se relaciona. Ele é o principal responsável por causar a maior e melhor experiência de compra que o cliente pode ter. Logo, é o principal responsável pela fidelização dos clientes.

Reflita: Seus vendedores fazem os clientes voltarem?

Soeli de Oliveira* é Consultora e Palestrante do Instituto Tecnológico de Negócios, nas áreas de Varejo,Vendas, Motivação e Atendimento - E-mail: soeli@sinos.net - Novo Hamburgo - RS.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)