Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

17/09/2012 15:42

Artigo: Como evitar as temidas dores nas costas?

Leonardo Stahelin Eicke

Existem diversas recomendações para manter a coluna saudável e longe de problemas de postura, porém com a correria do dia-a-dia, muitas vezes parece impossível seguir tais recomendações. Vários fatores em conjunto contribuem para a degeneração da coluna: hábitos de vida; genética; obesidade; atividade física sem orientação; sobrecarga da coluna no passado, entre outros...

Os descuidos do dia-a-dia podem causar diversos problemas na coluna e por isso é preciso ficar atento. Porém é possível, com cuidados simples, diminuir a dor e possíveis problemas. Atividades físicas sob orientação, que contribuem para fortalecer a musculatura da coluna, como o Pilates, é uma ótima opção para diminuir a dor e promover uma postura adequada para a coluna. Também é muito importante que você observe a sua postura no decorrer do dia. Pequenas tarefas como varrer a casa, cozinhar, levantar-se da cama ou usar o computador, se forem feitas inadequadamente podem prejudicar bastante a sua coluna, promovendo dor e problemas como escolioses, lordoses ou cifose, conhecida como corcunda e a hérnia de disco.

Algumas dicas de postura: (Iniciativa da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna em parceria com o ITC Vertebral)

* Ao cozinhar ou preparar alimentos:

Errado: Evite curvar a coluna para a frente, sem contração dos músculos abdominais. Esta postura sobrecarrega tanto a região lombar quanto a cervical.
Certo: Ao preparar os alimentos, procure manter a coluna ereta, os músculos abdominais contraídos e um dos pés apoiado em um pequeno banco

* Ao varrer a casa:

Errado: Evite curvar a coluna para frente, utilizando uma vassoura com cabo curto. Mantenha-se ereto e com os pés afastados.

Certo: Observe se a altura do cabo da vassoura corresponde com a sua altura e procure não se inclinar para a frente, mantendo a postura mais ereta possível e com os pés afastados. Realize os movimentos de varrer com o corpo todo, evitando os movimentos rotacionais da coluna.

* Postura correta ao deitar-se ou levantar-se:

Certo: O primeiro passo é sentar-se na borda da cama; Evite deitar-se de uma vez e de costas. Depois de sentar na borda da cama, deite-se de lado com a ajuda do cotovelo e da mão. Neste momento faça com que as pernas venham também para cama.

* Postura correta no escritório:

Errado: Evite rodar a cabeça para cima, pois este movimento provoca tensão e dores na região do pescoço.
Certo: Coloque o monitor um pouco abaixo da linha dos olhos de modo que a cabeça não rode para cima, já que é a parte de baixo das lentes que contém o grau ideal para leitura. Mantenha os calcanhares no chão ou numa rampa de apoio; Os joelhos devem fazer um ângulo de 90 graus ou ficarem pouco mais altos que o quadril; Mantenha sempre os cotovelos apoiados. Caso sua cadeira não tenha braços reguláveis, mantenha-os na mesa; Os punhos também devem ser apoiados sobre uma peça confortável; O encosto da cadeira deve ficar sempre em contato com a região lombar; Mantenha o quadril bem próximo ao encosto da cadeira; Mantenha o olhar sempre no horizonte. Caso você utilize lentes progressivas, o monitor deve ficar um pouco mais abaixo para evitar a extensão do pescoço (rosto olhando para cima).

Para aqueles que além de precisar corrigir a postura, necessitem de tratamentos mais específicos, hoje em dia é possível corrigir tais problemas, sem necessidade de cirurgia. A medicina está a cada dia mais moderna. E a cirurgia acaba ficando para o último momento, quando não há mais possibilidade de tratamentos alternativos. No Brasil há dez anos o tratamento revolucionário que está sendo aplicado nos pacientes, é a Reconstrução Músculo Articular da Coluna Vertebral, conhecido popularmente como RMA. É um tratamento não cirúrgico, que promove o fortalecimento da coluna, através de cinco etapas, a fisioterapia manual; mesa de flexão/descompressão, mesa de tração eletrônica; estabilização vertebral e pilates ou musculação. Ideal para lombalgia; cervicalgia; dor ciática; protrusão discal; espondilose, artrose entre outras.

Sugiro que você acesse o Guia de Postura Dr Coluna http://www.herniadedisco.com.br/guia-de-postura-dr-coluna.pdf para obter mais dicas para diminuir as dores na coluna causadas pela má postura empregada nas atividades do dia-a-dia.

* Dr Leonardo Stahelin Eicke (Crefito 112.234-F) é natural de Florianópolis/SC, é fisioterapeuta.
http://www.herniadedisco.com.br/

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)