Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

11/04/2011 12:52

Artigo: Colesterol – o vilão que aparece sem avisar

Dr. José Cianci Filho.

A utilização de métodos “naturais’ para combater o excesso de gordura no sangue, tais como a ingestão de berinjela com laranja, por exemplo, não tem qualquer base científica e é de eficácia duvidosa. O principal tratamento para diminuirmos as concentrações de gorduras no organismo é a dieta pobre em gorduras - evitando alimentos como frituras, ovos, queijos amarelos, carne vermelha, dando preferência a uma dieta à base de verduras, saladas e carnes brancas (principalmente frango sem pele e peixes). Além disso, as atividades físicas ajudam bastante, pelo menos 30 minutos por dia.



Para que entendam melhor existem três tipos de colesterol: o LDL, o VLDL e o HDL. As frações LDL e VLDL do colesterol (as ruins) carregam as gorduras para dentro das artérias, entupindo-as. A fração HDL do colesterol (o bom colesterol) carrega as gorduras para o fígado, de onde elas são metabolizadas e eliminadas pelo intestino. Quando os níveis de LDL estiverem acima de 130mg/dl e os de VLDL acima de 40mg/dl, o risco de doenças cardíacas é maior, enquanto o HDL, que é benéfico ao organismo, diminui o risco quando sua concentração no sangue estiver acima de 40mg/dl.



As principais causas do aumento de colesterol e triglicérides no organismo são: obesidade, ausência de exercícios, tabagismo, problemas nos rins, hereditariedade e diabetes mal controlada. O colesterol pode aparecer com dietas ricas em gordura, deficiência no funcionamento da tireóide, problemas no fígado. Já o triglicérides aparece pelo excesso de calorias na dieta, abuso no uso de álcool e a utilização de alguns medicamentos tais como contraceptivos orais, corticosteróides, diuréticos e estrógenos.



Cada pessoa elimina as gorduras do sangue de maneira diferente. Um indivíduo pode consumir grandes quantidades de gordura e nunca apresentar uma concentração alta de colesterol no sangue, enquanto outro pode seguir uma dieta com baixa gordura e jamais apresentar uma concentração de colesterol ideal. Essa diferença é determinada, basicamente, pelo fator hereditário. Vale reforçar que o uso de medicamentos específicos para a redução das gorduras é indicado em situações especiais, só devendo ser utilizado quando prescritos por médicos, já que podem provocar efeitos colaterais indesejáveis se não forem tomados corretamente.



Dr. José Cianci Filho.

Médico do Trabalho da Drogasil S/A.




O Cassilandianews não se responsabiliza por artigos ou opiniões com autoria

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)