Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Artigo: Colesterol – o vilão que aparece sem avisar

Dr. José Cianci Filho. - 11 de abril de 2011 - 12:52

A utilização de métodos “naturais’ para combater o excesso de gordura no sangue, tais como a ingestão de berinjela com laranja, por exemplo, não tem qualquer base científica e é de eficácia duvidosa. O principal tratamento para diminuirmos as concentrações de gorduras no organismo é a dieta pobre em gorduras - evitando alimentos como frituras, ovos, queijos amarelos, carne vermelha, dando preferência a uma dieta à base de verduras, saladas e carnes brancas (principalmente frango sem pele e peixes). Além disso, as atividades físicas ajudam bastante, pelo menos 30 minutos por dia.



Para que entendam melhor existem três tipos de colesterol: o LDL, o VLDL e o HDL. As frações LDL e VLDL do colesterol (as ruins) carregam as gorduras para dentro das artérias, entupindo-as. A fração HDL do colesterol (o bom colesterol) carrega as gorduras para o fígado, de onde elas são metabolizadas e eliminadas pelo intestino. Quando os níveis de LDL estiverem acima de 130mg/dl e os de VLDL acima de 40mg/dl, o risco de doenças cardíacas é maior, enquanto o HDL, que é benéfico ao organismo, diminui o risco quando sua concentração no sangue estiver acima de 40mg/dl.



As principais causas do aumento de colesterol e triglicérides no organismo são: obesidade, ausência de exercícios, tabagismo, problemas nos rins, hereditariedade e diabetes mal controlada. O colesterol pode aparecer com dietas ricas em gordura, deficiência no funcionamento da tireóide, problemas no fígado. Já o triglicérides aparece pelo excesso de calorias na dieta, abuso no uso de álcool e a utilização de alguns medicamentos tais como contraceptivos orais, corticosteróides, diuréticos e estrógenos.



Cada pessoa elimina as gorduras do sangue de maneira diferente. Um indivíduo pode consumir grandes quantidades de gordura e nunca apresentar uma concentração alta de colesterol no sangue, enquanto outro pode seguir uma dieta com baixa gordura e jamais apresentar uma concentração de colesterol ideal. Essa diferença é determinada, basicamente, pelo fator hereditário. Vale reforçar que o uso de medicamentos específicos para a redução das gorduras é indicado em situações especiais, só devendo ser utilizado quando prescritos por médicos, já que podem provocar efeitos colaterais indesejáveis se não forem tomados corretamente.



Dr. José Cianci Filho.

Médico do Trabalho da Drogasil S/A.




O Cassilandianews não se responsabiliza por artigos ou opiniões com autoria

SIGA-NOS NO Google News