Cassilândia, Sexta-feira, 23 de Junho de 2017

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12/09/2006 07:00

Artigo: Cinto de segurança - Seu amigo do peito

Rosildo Barcellos

O cinto de segurança é um dispositivo simples que serve para proteger sua
vida e diminuir as conseqüências dos acidentes. Ele impede, em casos de
colisão, que seu corpo se choque contra o volante, painel e pára-brisas,
ou que seja projetado para fora do carro,aumentando a possibilidade de
lesão e conservando sua consciência .

Em uma colisão de veículos a apenas 40km/h, o motorista pode ser atirado
violentamente contra o pára-brisas ou arremessado para fora do carro.
Alguns motoristas pensam que podem amortecer o choque segurando firmemente
no volante. Isto é ilusório, porque a força dos braços só é eficaz a uma
velocidade de até 10 km/h.

Lembrando da Física e das leis de Newton, é cediço que em caso de colisão,
tombamento ou capotamento, primeiro o veículo bate num obstáculo, e, em
seguida, os passageiros são projetados contra o painel, o pára-brisas, ou
uns contra os outros. O cinto evita esta segunda colisão, segurando e
mantendo motorista e passageiros no banco. O acidente gera uma carga que é
uniformemente distribuída ao longo de toda a área de contato do cinto
sobre o corpo humano. Estas áreas são os nossos pontos mais fortes. O
próprio cinto absorve parte do impacto.

É importante sentar-se corretamente no banco e com a coluna bem reta. O
cinto abdominal deve ser colocado na região dos quadris e não na barriga.
O cinto diagonal deve passar pelo ombro. O cinto não deve estar torcido
nem com folgas.Um dos principais argumentos das pessoas que preferem
discursar e correr riscos a adquirir o hábito de usar o cinto de segurança
é o de que \"cintos podem machucar e provocar lesões\".

Na realidade, a análise dos raros casos em que o cinto de segurança
ocasionou algum tipo de trauma concluiu que, na imensa maioria das vezes:

o choque fora tão violento que os danos seriam maiores sem o cinto de
segurança ou
houve uso inadequado do cinto.
Os cintos de segurança são desenvolvidos tendo por base o indivíduo
adulto. Por isto, não devem ser usados por crianças com menos de 1,40m de
altura. A correta utilização do cinto de segurança por crianças, grávidas
e bebês é diversa da forma com que os demais passageiros e condutor o
utilizam.
O QUE DIZ A LEI
O Código de Trânsito Brasileiro impõe ações preventivas para evitar
desastres e os traumatismos decorrentes do transporte inadequado. O Código
é claro: Em regra geral,crianças com idade inferior a dez (10) anos devem
ser transportadas no banco traseiro (art. 64) e usar, individualmente,
cinto de segurança (Resolução nº 15, art. 1º).O artigo 167 do Código de
Trânsito Brasileiro, diz que todos os passageiros estão obrigados a
utilizar o cinto de segurança . A desobediência a este artigo constitui
infração grave, ficando o motorista sujeito a multa de R$ 127,69 e cinco
pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

O IMPACTO
Qualquer impacto provoca desaceleração brusca e tudo que estiver solto
dentro do veículo continuará com a velocidade anterior, sendo projetado,
indo chocar-se contra o que estiver na sua frente (painel, volante,
bancos).
O corpo da criança, em relação ao do adulto, possui fragilidade maior, por
ter tamanho menor e estruturas mais frágeis, sofrendo as conseqüências de
um acidente com mais intensidade e gravidade. As regiões mais vulneráveis
na criança são a cabeça e o pescoço. Movimentos bruscos e intensos da
cabeça e do pescoço, para frente e para trás, podem provocar graves lesões
nestas estruturas, com maior freqüência do que no adulto.

O CINTO DE SEGURANÇA
Utilizar de maneira correta o cinto de segurança e a cadeirinha,
dispositivos que mantém o passageiro preso no banco do automóvel, é a
melhor maneira de proteção num acidente. O uso do cinto do automóvel é
indicado somente quando a criança ou adolescente estiver com altura mínima
de 1,45m e conseguir sentar-se corretamente no banco do automóvel, com os
pés apoiados em seu piso. O cinto deve apoiar-se sempre nas partes ósseas
e sua faixa transversal deve passar no meio do ombro e diagonalmente pelo
tórax. A faixa sub-abdominal deve ficar apoiada nas saliências ósseas do
quadril. Se a faixa transversal cruzar a região do estômago da criança,
esse cinto é considerado inadequado. O de três pontos ou mais são
recomendáveis. Mas, mesmo o mais simples, é sempre necessário usar o cinto
de segurança, que evita a projeção do corpo contra obstáculos.

A GESTANTE
A distância entre a barriga e o volante deve ter, no mínimo, 15 cm. A
gestante deve evitar dirigir por longa distâncias, jejum, calor ou frio
excessivo e estradas ruins. A faixa diagonal do cinto de segurança deve
cruzar o meio do ombro, passando entre as mamas e nunca sobre o útero.
Tonturas, inchaço, inflamação ou dor podem impedi-la temporariamente de
dirigir. Deve dirigir enquanto estiver bem e parar quando houver
desconforto.

A CADEIRINHA
Enquanto o bebê não conseguir sentar-se e manter o equilíbrio da cabeça
deve ser utilizado assento tipo concha no banco traseiro, desde o
nascimento até a criança pesar aproximadamente 8 kg. Um acompanhante deve
ficar ao seu lado durante o percurso. Não sendo possível é recomendável
colocá-la de costas para o motorista pois a maioria dos acidentes em Mato
Grosso do Sul são saídas de pista ou colisões e choques que projetam a
criança a frente ou ao lado.
Qualquer tipo de cadeirinha deve ser sempre instalada ou afixada no banco
traseiro pelo cinto de segurança do veículo. A cadeirinha fica inadequada
quando a nuca da criança ultrapassa seu encosto. Quando a cadeirinha
torna-se pequena, deve ser substituída por um banquinho auxiliar (booster)
especialmente projetado para ajuste no banco traseiro, que possibilita o
uso do cinto do próprio veículo.

A SEGURANÇA
O local mais seguro dentro de um veículo é o centro do banco traseiro. O
cinto é tanto mais seguro quanto em mais pontos se fixar. A criança deve
aprender a se comportar dentro do veículo. Crianças inquietas, que se
recusam a ficar sentadas e atreladas ao banco, que insistem em viajar de
pé, expondo-se a perigos e atrapalhando o condutor (distraindo-o e
obstruindo o retrovisor interno) devem ser educadas sobre os riscos destas
atitudes. Manuseio de objetos pontiagudos devem ser evitados para impedir
engasgamentos ou perfurações. O embarque e desembarque da criança devem
ser feitos sempre pelo lado da calçada.E lembre-se:sem cinto, uma pessoa
de 70 kg no banco traseiro, em uma colisão frontal a 50 km/h, ao ser
arremessada para a frente exerce força equivalente a 40 vezes seu peso, ou
seja, cerca de 3 toneladas;

* O autor é membro da equipe de Resgate e instrutor do DPRF

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