Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Artigo: Cerrado, riqueza ameaçada

Marluce de Castro Vilela - 29 de maio de 2009 - 10:37

O Cerrado, que em português significa fechado, é um bioma eu representa uma das maiores biodiversidades do planeta, abrange 25% do território nacional, 13 estados brasileiros, com cerca de 200 milhão de há. Sua posição central faz limite com as florestas Atlântica e Amazônica, com a Caatinga e com o Pantanal.
No Cerrado nascem rios que abastecem as grandes bacias brasileiras, a do Amazonas ao Norte, do São Francisco ao Nordeste, e do Prata ao Sul, portanto sendo fundamental à conservação dos mananciais de abastecimento de água.
Nas últimas décadas, o Cerrado vem sido visto como uma alternativa ao desenvolvimento do país e ao desmatamento da Amazônia, sendo proposta uma exploração mais intensa dessa região, seja por aumento da área agrícola, seja por plantios florestais para capturar carbono atmosférico ou pela intensa migração do homem.
O Cerrado é a savana mais rica em biodiversidade do mundo, abrigando aproximadamente um terço das plantas brasileiras. As plantas nativas do Cerrado oferecem um grande potencial econômico, como por exemplo, para a bioquímica e a medicina. Sem nenhum estudo sistemático neste campo, reconhece-se não menos de 250 tipos de plantas potencialmente comercializáveis, a maior parte endêmicas, isto é, só ocorram nas savanas brasileiras. Estimativas apontam mais de 6000 espécies de árvores e 800 espécies de aves, além de grande variedade de peixes e outras formas de vida.
Calcula-se que mais de 40% de espécies de abelhas sejam endêmicas. Devido a esta excepcional riqueza biológica, o Cerrado, ao lado da Mata Atlântica, é considerado um dos hotspots mundiais, isto é, é um dos biomas mais ricos em biodiversidade e ameaçados de degradação do planeta.
Toda essa riqueza está desaparecendo numa velocidade superior à verificada na Amazônia. Teme-se que em função da ação desordenada do homem, o cerrado, em sua forma natural, venha a desaparecer rapidamente.

Marluce de Castro Vilela, graduada em Ciência e,
acadêmica do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental











O Cassilândianews não se responsabiliza por matérias com autoria.

SIGA-NOS NO Google News