Cassilândia, Domingo, 27 de Maio de 2018

Últimas Notícias

15/09/2004 14:19

Artigo: Causas de acidentes com tratores

Agência Notisa

Operação do trator em condições extremas, perda de controle em aclive/declive, consumo excessivo álcool, permissão de carona e falta de proteção da parte ativa estão entre as principais causas.

De acordo com dados de 2001 da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos, o Brasil passou de uma frota de tratores pouco superior a 60.000 unidades em 1960 para quase 500.000 unidades em 2002. No entanto, o aumento da utilização de tratores veio acompanhado pelo surgimento de uma nova fonte de acidentes de trabalho, que, em sua maioria, são causados por atitudes inseguras dos condutores. Essa é a conclusão de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria e da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária.

De acordo com artigo publicado na edição de maio/junho da revista Ciência Rural, “o objetivo do trabalho foi diagnosticar as causas específicas e genéricas dos acidentes de trabalho envolvendo conjuntos tratorizados, de forma a subsidiar o delineamento de medidas mais eficazes na diminuição da gravidade e da freqüência dos mesmos”. Os pesquisadores explicam que as causas dos acidentes com conjuntos tratorizados são definidas como sendo as condições ou atitudes inseguras que, se corrigidas a tempo, teriam evitado o acidente.

A pesquisa foi feita em 114 propriedades de 21 municípios do Rio Grande do Sul. No total, participaram do estudo 141 operadores de trator, que foam submetidos a dois questionários. De acordo com a equipe, “o primeiro questionário foi de caráter geral e visou a detectar se o entrevistado já havia sofrido algum acidente de trabalho envolvendo conjuntos tratorizados ou se tinha conhecimento a respeito de algum caso envolvendo outros operadores. A aplicação do segundo questionário, de caráter específico, estava na dependência das respostas do primeiro. O mesmo só foi aplicado quando o entrevistado já havia sofrido algum acidente de trabalho com conjuntos tratorizados e/ou conhecia algum evento desta natureza”.

A partir das respostas, os pesquisadores verificaram que ocorreram 125 acidentes, causados em sua maioria (cerca de 80%) por atitudes inseguras tomadas pelo condutor. “Constatou-se que cinco causas específicas (operação do trator em condições extremas, perda de controle em aclive/declive, consumo excessivo álcool, permissão de carona, e falta de proteção da parte ativa) foram as responsáveis por praticamente 60% dos acidentes”, afirmam no artigo.

Dessa forma, eles ressaltam que as medidas que visam a eliminar as principais causas de acidentes podem ser utilizadas em cursos de treinamento sobre segurança na operação e manutenção de conjuntos tratorizados, com o intuito de conscientizar os usuários a respeito da importância de segui-las. No entanto, merecem atenção também os acidentes causados por condições inseguras. Daí, ser fundamental um controle adequado das condições dos equipamentos.


Agência Notisa (jornalismo científico - scientific journalism)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 27 de Maio de 2018
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)