Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Artigo: Causas de acidentes com tratores

Agência Notisa - 15 de setembro de 2004 - 14:19

Operação do trator em condições extremas, perda de controle em aclive/declive, consumo excessivo álcool, permissão de carona e falta de proteção da parte ativa estão entre as principais causas.

De acordo com dados de 2001 da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos, o Brasil passou de uma frota de tratores pouco superior a 60.000 unidades em 1960 para quase 500.000 unidades em 2002. No entanto, o aumento da utilização de tratores veio acompanhado pelo surgimento de uma nova fonte de acidentes de trabalho, que, em sua maioria, são causados por atitudes inseguras dos condutores. Essa é a conclusão de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria e da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária.

De acordo com artigo publicado na edição de maio/junho da revista Ciência Rural, “o objetivo do trabalho foi diagnosticar as causas específicas e genéricas dos acidentes de trabalho envolvendo conjuntos tratorizados, de forma a subsidiar o delineamento de medidas mais eficazes na diminuição da gravidade e da freqüência dos mesmos”. Os pesquisadores explicam que as causas dos acidentes com conjuntos tratorizados são definidas como sendo as condições ou atitudes inseguras que, se corrigidas a tempo, teriam evitado o acidente.

A pesquisa foi feita em 114 propriedades de 21 municípios do Rio Grande do Sul. No total, participaram do estudo 141 operadores de trator, que foam submetidos a dois questionários. De acordo com a equipe, “o primeiro questionário foi de caráter geral e visou a detectar se o entrevistado já havia sofrido algum acidente de trabalho envolvendo conjuntos tratorizados ou se tinha conhecimento a respeito de algum caso envolvendo outros operadores. A aplicação do segundo questionário, de caráter específico, estava na dependência das respostas do primeiro. O mesmo só foi aplicado quando o entrevistado já havia sofrido algum acidente de trabalho com conjuntos tratorizados e/ou conhecia algum evento desta natureza”.

A partir das respostas, os pesquisadores verificaram que ocorreram 125 acidentes, causados em sua maioria (cerca de 80%) por atitudes inseguras tomadas pelo condutor. “Constatou-se que cinco causas específicas (operação do trator em condições extremas, perda de controle em aclive/declive, consumo excessivo álcool, permissão de carona, e falta de proteção da parte ativa) foram as responsáveis por praticamente 60% dos acidentes”, afirmam no artigo.

Dessa forma, eles ressaltam que as medidas que visam a eliminar as principais causas de acidentes podem ser utilizadas em cursos de treinamento sobre segurança na operação e manutenção de conjuntos tratorizados, com o intuito de conscientizar os usuários a respeito da importância de segui-las. No entanto, merecem atenção também os acidentes causados por condições inseguras. Daí, ser fundamental um controle adequado das condições dos equipamentos.


Agência Notisa (jornalismo científico - scientific journalism)

SIGA-NOS NO Google News