Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

02/09/2010 07:53

Artigo: Cassilândia, gestão(?) e falta de informação

Edinaldo S. Silva (*)

Manifesto a minha preocupação com o anonimato de Cassilândia, em se tratando da divulgação dos seus potenciais turísticos e econômicos, considerando os meios de comunicação de massa, hoje fortemente utilizados por todos aqueles que buscam vender suas potencialidades e para atrair investimentos.

Manter um portal de informações atualizadas sobre o município é obrigação mínima de um gestor público. A administração pública, pelo seu próprio caráter, é de domínio público, portanto todo o cidadão tem o direito de ter acesso a elas. Não basta colocar a disposição somente no discurso, mas sim, torná-las ao alcance de todos, utilizando os diversos meios de comunicação, incluindo a rede social.

Além do mais, ela é essencial para a credibilidade da gestão junto à população, bem como, para a divulgação das potencialidades econômicas municipais, e por que não dizer, para vender o município e atrair investimentos, principalmente privado.

A prática adotada atualmente pela administração pública deixa muito a desejar, considerando a importância do município de Cassilândia na região, se comparado a outros, o que compromete a inclusão de proposta de investimento no planejamento da expansão de grandes grupos e empresas regionais, que acaba priorizando aqueles municípios que melhor se vendem.

A decisão de um investimento, implantar um empreendimento industrial, comercial, etc., principalmente na iniciativa privada, passa necessariamente pelo pré-estudo de viabilidade técnica e econômica do projeto, levando em consideração a sua localização.

Não se inicia nenhum estudo sem que haja um vasto número de informações detalhadas e atualizadas sobre o município que se pretende investir, incluindo, mas não se limitando, ao mercado, economia, população, renda, grau de dependência econômica do poder público, e as perspectivas a curto, médio e longo prazo do município.

A decisão de investir num negócio novo ou criar uma filial, numa empresa, começa no planejamento de médio e longo prazo de uma Empresa, cujo executivo responsável pelo planejamento busca previamente as informações das potencialidades de todas das regiões que sua empresa pretende investir, para criar as suas prioridades. Daí a importância de manter um book de informação atualizada e disponível no portal oficial de Cassilândia.

O empresário somente vai procurar a prefeitura, o prefeito, os vereadores, quando o planejamento demonstrar alguma viabilidade. Assim, sai na frente o município que se preocupa e preza pela divulgação de todas as informações sobre os números da gestão pública e das potencialidades econômicas que possuem. O que está faltando a Cassilândia, em que pese existir na estrutura organizacional da Prefeitura uma secretaria para essa finalidade.

Atrair investimento, criar condição governamental para a sua implantação, principalmente no segmento privado, é uma das principais funções dos Poderes, Executivo e Legislativo, a considerar os níveis de empregabilidade existente na região. Para atingir esse objetivo, torna-se necessário utilizar de todos os meios para dar transparência, divulgar os potenciais econômicos e as informações econômicas e administrativas do município.

Portanto, Senhor Prefeito, Senhores Vereadores, não podemos admitir que o município de Cassilândia continue enaltecendo e divulgando apenas o painel de informações na sede da prefeitura como ato de transparência gerencial em detrimento ao principal recurso de comunicação que é a internet.

Lembramos ainda, que a sua importância está diretamente fundamentada no volume de recursos investimentos pelo Governo Federal para disponibilizar acesso a internet a todas as classes sociais do Brasil, portanto não podemos ignorá-la.

Nós cassilandenses esperamos dos Vereadores muito mais do que as discussões sobre nepotismo, diárias, indicações para desdobramento de secretarias, poste de iluminação, etc. Esperávamos que se ocupassem com a construção de um plano diretor eficiente para cidade, fundado em premissas reais de desenvolvimento a curto, médio e longo prazo, considerando os aspectos potenciais, tais como: Turismo (prática de rafting, passeio de Bote, trilhas, etc), Logística (o município está estrategicamente bem situado na região), Produção de Hortifrutigranjeiros, para abastecer os demais municípios da mesorregião, considerando o excelente recurso hídrico que possuímos, dentre outros.

Ousar! Por que não?

(*) Edinaldo S. Silva, cassilandense, advogado e pecuarista em MT.


O Cassilandianews não se responsabilza por artigos ou opiniões com autoria.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)