Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Artigo: Carreira - o que você quer ser quando crescer?

Elaine Lombardi - 04 de junho de 2012 - 18:57

Quantas vezes já ouvimos esta frase ao longo de nossa vida? Quantos de nós respondemos: médico, motorista, policial, bombeiro, jogador de futebol, veterinário? Provavelmente muitos agora estão pensando quais foram suas respostas, mas o certo mesmo é que poucos de nós seguimos à risca nossas opções de infância. O que nos levou a tomar outros caminhos? Em que momento da nossa trajetória mudamos de ideia com relação aos nossos anseios profissionais e decidimos enfim qual caminho seguir?



Pesquisas recentes comprovam que nem sempre somos felizes com nossas escolhas profissionais, sendo que a maioria só se dá conta disso já na fase adulta ou mesmo perto da aposentadoria. Por isso, atualmente está cada vez mais comum encontrarmos profissionais na faixa dos 40 anos dando novos rumos às suas carreiras, abrindo mão de benefícios e privilégios em prol de realização pessoal.



Muitos migram para o ambiente acadêmico, outros tantos para consultoria e alguns mais ousados, optam por criar seu próprio negócio em áreas que em nada lembram sua antiga atividade. Muitos iniciam seus negócios satisfazendo o desejo de trabalhar com atividades prazerosas e até ligadas aos seus hobbies.



Quando o assunto é carreira, chego a sentir um frio na espinha, pois penso em minhas decisões, desde o vestibular, graduação, depois pós, MBA e tudo mais que já vivenciei e estudei. Será que fiz a escolha certa? Minha resposta é: sim, com certeza! Gosto de ouvir, falar, trabalhar com pessoas e para pessoas, assumo a liderança com naturalidade e considero a comunicação a melhor e maior ferramenta de relacionamento interpessoal.



Decidir sobre sua carreira é um passo importante e para alguns, um caminho sem volta - embora eu não concorde com isso, pois podemos sim, mudar de ideia a qualquer momento e seguir novos rumos, trilhando caminhos desconhecidos que podem ser extremamente interessantes e compensadores.



A palavra carreira tem origem no latim carraria, que significa correria. No nosso idioma, pode-se entender carreira como uma profissão ou atividade, em todas as suas etapas, com seus altos e baixos, inclusive. Portanto está cada vez mais em baixa colocar o destino de sua carreira nas mãos de outros ou de uma organização.



Nas duas últimas décadas o mercado começou a mudar essa visão e está cada vez mais comum o termo “Sua Carreira em suas Mãos”, ou seja, seja você o dono de seu destino, seja você a pessoa que decide e corre atrás dos seus sonhos e objetivos, seja você a pessoa que pergunta, mas também busca a resposta, seja você a pessoa que se interessa por algo novo e traz respostas inovadoras para problemas antigos. Seja você o dono da sua história!



Será fácil ser um profissional atualizado e desejado pelo mercado? As pesquisas mostram que não basta possuir competências técnicas e alinhamento com o perfil desejado, pois são as competências comportamentais que cada vez mais farão a diferença nas tomadas de decisão dos empregadores. O mercado está de olho em profissionais que tenham história para contar, com consistência e ousadia, mas acima de tudo, com facilidade de comunicação, capacidade de adaptação, flexibilidade e liderança.



Alguns diferenciais poderão ser decisivos para alavancar sua carreira, entre eles: ter de 7 a 10 anos de atuação no mercado, ter vivenciado estudo ou trabalho no exterior, ter pós-graduação ou MBA (finanças e projetos são as bolas da vez), falar inglês e espanhol (se tiver noção de mandarim, ficará em vantagem em relação aos concorrentes), realizar trabalhos voluntários (que demonstram qualificações positivas como trabalhar em equipe e abertura a novas realidades), além de demonstrar abertura genuína para mudança de cidade com capacidade de desbravar novos mercados.



Há espaço para todos no mercado, no entanto, algumas áreas estão em maior evidência, tais como: engenharia civil, finanças, agronegócio, indústria farmacêutica, cosméticos e energia, entre outros. As empresas estão em busca de profissionais dinâmicos para atuar em setores de varejo, logística, tecnologia da informação, prioritariamente.



Portanto, quando o assunto é carreira, vale pensar numa palavra mágica e que está presente - ou deveria estar - em praticamente 100% das atividades de nosso cotidiano. Estamos falando de planejamento, que retrata a capacidade de pensar antes de agir, de discriminar o que vem primeiro e o que vem depois, a dialética do saber e poder, com habilidade de articular pensamento e ação. Então, decidir sobre sua carreira implica em pensar em longo prazo, projetando seu futuro dentro do estilo de vida desejado, incluindo ainda, planos alternativos de mudança de rota.



Agora, mãos à obra e nada de correria no seu plano de carreira. Construa seu futuro passo a passo, de maneira consciente, consistente e prepare seu futuro a partir do seu presente. A hora é agora!



Elaine Lombardi é consultora da M&S, consultoria especializada em desenvolvimento humano.

SIGA-NOS NO Google News