Cassilândia, Segunda-feira, 26 de Junho de 2017

Últimas Notícias

25/01/2010 08:13

Artigo: Cadê o acento da "ideia”?

Bruna Colagiovanni Girotto Fernandes é advogada especialista em Direito Tributário e jornalista do

Dentre as mudanças da nossa Língua Portuguesa, com a reforma ortográfica, está o desaparecimento do acento agudo da palavra “ideia”. E a plateia, com o acento que também foi aposentado, questiona essa mudança: "Para que isso? A Língua Portuguesa já não era difícil o bastante para criar mais confusão?" Segredinho: também acho.

Mas chorar não vai mudar a história. O negócio agora é fazer um esforcinho para entender a regra. Primeiro, você terá de lembrar de quatro regras básicas da ortografia: hiato, ditongo, oxítona e paroxítona. Os nomes são feios, mas seus significados são fáceis.

Ditongo é quando há um encontro de vogais na mesma sílaba, como pei-xe, fei-xe, bei-jo No hiato, as vogais ficam em sílabas separadas como em gra-ú-do, sa-í-da, vi-ú-va. Viu, como é tranquilo?

Antes de continuar, só um adendo. As pessoas têm a mania de “falar” hiato, onde é ditongo. Quer ver só? Quem nunca ouviu alguém dizer gra-tu-i-to, quando o certo seria gra-tui-to. É a mesma regra para caso fortuito. Por isso é importante saber essas regrinhas consideradas chatas e inúteis por muitos.

Continuando: as palavras oxítonas são aquelas que têm a última sílaba tônica (muitos falam que tem a última sílaba ‘mais forte’). É o caso de Pará e Paraná. Já, nas paroxítonas a sílaba tônica é a penúltima, como Acre, mato, grosso, grande.

Agora, vamos unir o que aprendemos para entender a nova regra da ortografia: os ditongos EI, EU, OI, quando a palavra for paroxítona, não são acentuados. Só isso! Exemplos: ideia, geleia, joia e assembleia.

Se a palavra, no entanto, for oxítona, o acento continua, como chapéu e herói. E é o mesmo caso para palavras que tenham uma sílaba apenas (as monossílabas), como céu.

E foi por isso que o acento da "ideia" caiu. E a plateia do Cassilândia News não irá mais errar.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 26 de Junho de 2017
Domingo, 25 de Junho de 2017
15:50
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)