Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Artigo: Cadê o acento da "ideia”?

Bruna Colagiovanni Girotto Fernandes é advogada especialista em Direito Tributário e jornalista do - 25 de janeiro de 2010 - 08:13

Dentre as mudanças da nossa Língua Portuguesa, com a reforma ortográfica, está o desaparecimento do acento agudo da palavra “ideia”. E a plateia, com o acento que também foi aposentado, questiona essa mudança: "Para que isso? A Língua Portuguesa já não era difícil o bastante para criar mais confusão?" Segredinho: também acho.

Mas chorar não vai mudar a história. O negócio agora é fazer um esforcinho para entender a regra. Primeiro, você terá de lembrar de quatro regras básicas da ortografia: hiato, ditongo, oxítona e paroxítona. Os nomes são feios, mas seus significados são fáceis.

Ditongo é quando há um encontro de vogais na mesma sílaba, como pei-xe, fei-xe, bei-jo No hiato, as vogais ficam em sílabas separadas como em gra-ú-do, sa-í-da, vi-ú-va. Viu, como é tranquilo?

Antes de continuar, só um adendo. As pessoas têm a mania de “falar” hiato, onde é ditongo. Quer ver só? Quem nunca ouviu alguém dizer gra-tu-i-to, quando o certo seria gra-tui-to. É a mesma regra para caso fortuito. Por isso é importante saber essas regrinhas consideradas chatas e inúteis por muitos.

Continuando: as palavras oxítonas são aquelas que têm a última sílaba tônica (muitos falam que tem a última sílaba ‘mais forte’). É o caso de Pará e Paraná. Já, nas paroxítonas a sílaba tônica é a penúltima, como Acre, mato, grosso, grande.

Agora, vamos unir o que aprendemos para entender a nova regra da ortografia: os ditongos EI, EU, OI, quando a palavra for paroxítona, não são acentuados. Só isso! Exemplos: ideia, geleia, joia e assembleia.

Se a palavra, no entanto, for oxítona, o acento continua, como chapéu e herói. E é o mesmo caso para palavras que tenham uma sílaba apenas (as monossílabas), como céu.

E foi por isso que o acento da "ideia" caiu. E a plateia do Cassilândia News não irá mais errar.

SIGA-NOS NO Google News