Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

26/07/2011 10:40

Artigo: Atualidades? Atualize-se!

(*) Fabrício Vieira de Moraes

Muito se reclama da mão pesada dos vestibulares sobre o Ensino Médio. O programa dos exames universitários impõe, em grande medida, o conjunto de conteúdos curriculares das escolas básicas, fazendo com que o currículo se torne inchado e pouco arejado. Bem, essa influência é verdadeira e de resolução complexa, e justificou o surgimento do advento do ENEM e a recente reforma do Ensino Médio proposta pelo Conselho Nacional de Educação.

Mas não é este o tema deste artigo. Vamos falar de um efeito positivo dos vestibulares sobre as escolas, que vem ficando cada vez mais radicalizado. É a questão das Atualidades.

Há algum tempo, Atualidades eram aqueles assuntos ocorridos ao longo dos últimos anos, quando a massa principal dos conhecimentos tratados nas salas de aula tinha décadas ou séculos de existência. Muitas vezes eram tendências genéricas, como a preocupação ambiental ou o esfacelamento do comunismo.

Isso mudou. Em um mundo caracterizado pela inédita velocidade das transformações, o tema Atualidades refere-se a acontecimentos de importância nacional ou planetária que podem ter acontecido há poucas semanas. O mundo não se move mais como lentas jogadas de xadrez. Está mais para uma partida de tênis de mesa, e tirar os olhos da bolinha pode levar ao fim da partida.

Por isso, escolas e alunos que se preparam para os vestibulares de 2011, acautelai-vos, como diriam os antigos. Questão nuclear, mudanças climáticas, terremotos e maremotos, erros nos livros didáticos adquiridos pelo MEC, visita de Obama ao Brasil, bullying, redes sociais, código florestal – enfim, os assuntos estampados nas manchetes dos jornais estão na ordem do dia.

Mais do que isso: não serão cobrados nos exames como fatos estanques, que requerem apenas boa memória. Os acontecimentos da atualidade entram nos vestibulares como ingredientes de raciocínios cada vez mais complexos e análises cada vez mais críticas. Como os fatos se juntam? A que passado respondem e em que direção apontam? Vamos além: como eu, indivíduo, desenvolvo um ponto de vista e de que lado esse ponto de vista me coloca nas discussões que envolvem toda a sociedade?

Como se vê, tratar de Atualidades não é apenas incluir mais um capítulo na lista de conteúdos. É reorientar o pensamento pedagógico da Escola e a estratégia das aulas. Isso é muito saudável. Está mais do que na hora de nós, educadores, deixarmos de formar jovens que olham apenas para o passado, mas que sejam capazes de compreender o presente, para mudar nosso futuro.



(*) Fabrício Vieira de Moraes é coordenador pedagógico da Divisão de Sistemas de Ensino da Editora Saraiva (www.sejaetico.com.br / www.souagora.com.br)



O Cassilandianews não se responsabiliza por artigos ou opiniões com autoria

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)