Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Artigo: associação entre câncer colorretal e leucemia

Agência Notisa - 26 de setembro de 2004 - 14:45

Em artigo que será publicado na revista Leucemia Research, cientistas da Alemanha e Suécia descrevem resultados preliminares do achado identificados a partir de pesquisa com o Swedish Family Cancer Database.

É sabido que neoplasias hematolinfoproliferativas atingem determinadas famílias e existem algumas síndromes descritas para estes grupos familiares. É fato também que outro câncer, o colorretal, se comporta da mesma forma, e, a partir de mutações genéticas, é encontrado em vários membros de uma mesma família, sendo a HNPCC (hereditary non-polyposis colorectal cancer), a síndrome mais comum desta neoplasia. O que não se sabia, até o momento, é que parece que existe associação, em determinadas famílias, entre leucemia e câncer colorretal.

“A confirmação de uma associação entre um tipo específico de leucemia e o câncer colorretal pode sinalizar a existência de uma suscetibilidade familiar desconhecida, até o momento, e que pode predispor membros desta família às duas neoplasias”, dizem pesquisadores europeus em artigo que será publicado na revista Leucemia Research. Acrescentando que “tal evidência deverá promover a busca para se esclarecer os mecanismos hereditários causadores da malignidade”, Hemmink e Chen, respectivamente do Centro Alemão de Pesquisa em Câncer, em Heidelberg, e do Instituto Karolinska, na Suécia, chegaram a estes resultados preliminares investigando através do Banco de Dados Sueco de Câncer Familiar (Swedish Family Cancer Database).

Segundo o artigo, na base de dados, por exemplo, foram encontrados 129 pessoas, entre zero e 68 anos, com algum tipo de leucemia que tinham pais diagnosticados para câncer colorretal e 18 indivíduos com leucemia que apresentavam algum irmão também com o câncer intestinal. “Todas as leucemias e particularmente a linfóide crônica (LLC) estavam em número maior em irmãos de pacientes com câncer de cólon; além disso, os riscos encontrados foram maiores — 2,70 para qualquer leucemia e 5,47 para LLC — quando um irmão foi diagnosticado com câncer de cólon ascendente”, dizem os pesquisadores, concluindo também no artigo que “os resultados da pesquisa sugerem um mecanismo recessivo para a associação familiar entre leucemia e câncer colorretal”.


Agência Notisa (jornalismo científico - scientific journalism)

SIGA-NOS NO Google News