Cassilândia, Terça-feira, 22 de Maio de 2018

Últimas Notícias

26/09/2004 14:45

Artigo: associação entre câncer colorretal e leucemia

Agência Notisa

Em artigo que será publicado na revista Leucemia Research, cientistas da Alemanha e Suécia descrevem resultados preliminares do achado identificados a partir de pesquisa com o Swedish Family Cancer Database.

É sabido que neoplasias hematolinfoproliferativas atingem determinadas famílias e existem algumas síndromes descritas para estes grupos familiares. É fato também que outro câncer, o colorretal, se comporta da mesma forma, e, a partir de mutações genéticas, é encontrado em vários membros de uma mesma família, sendo a HNPCC (hereditary non-polyposis colorectal cancer), a síndrome mais comum desta neoplasia. O que não se sabia, até o momento, é que parece que existe associação, em determinadas famílias, entre leucemia e câncer colorretal.

“A confirmação de uma associação entre um tipo específico de leucemia e o câncer colorretal pode sinalizar a existência de uma suscetibilidade familiar desconhecida, até o momento, e que pode predispor membros desta família às duas neoplasias”, dizem pesquisadores europeus em artigo que será publicado na revista Leucemia Research. Acrescentando que “tal evidência deverá promover a busca para se esclarecer os mecanismos hereditários causadores da malignidade”, Hemmink e Chen, respectivamente do Centro Alemão de Pesquisa em Câncer, em Heidelberg, e do Instituto Karolinska, na Suécia, chegaram a estes resultados preliminares investigando através do Banco de Dados Sueco de Câncer Familiar (Swedish Family Cancer Database).

Segundo o artigo, na base de dados, por exemplo, foram encontrados 129 pessoas, entre zero e 68 anos, com algum tipo de leucemia que tinham pais diagnosticados para câncer colorretal e 18 indivíduos com leucemia que apresentavam algum irmão também com o câncer intestinal. “Todas as leucemias e particularmente a linfóide crônica (LLC) estavam em número maior em irmãos de pacientes com câncer de cólon; além disso, os riscos encontrados foram maiores — 2,70 para qualquer leucemia e 5,47 para LLC — quando um irmão foi diagnosticado com câncer de cólon ascendente”, dizem os pesquisadores, concluindo também no artigo que “os resultados da pesquisa sugerem um mecanismo recessivo para a associação familiar entre leucemia e câncer colorretal”.


Agência Notisa (jornalismo científico - scientific journalism)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 22 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Segunda, 21 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Domingo, 20 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)